x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 253

Dúvida referente IRPJ e CSLL (Lalur)

Denner Augusto Quindota Cardoso

Denner Augusto Quindota Cardoso

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 abril 2023 | 09:22

Bom dia pessoal, tudo bem?


Entrei na área contábil meio que por cima das coisas, vou levando a vida como dá e acabei na área contábil de um escritório, como estou a "muito tempo" no escritório, acabei sendo o mais velho e estão me pedindo pra fazer IRPJ e CSLL, falei que não tenho o conhecimento, mas recebi o famoso: "Se vira", então queria saber onde eu posso obter a informação referente a isso? Pois estou com uma empresa no lucro real que em 01/2023 apresentou prejuízo, mas pagou por estimativa (?) e agora em Fevereiro deu um lucro alto, mas foi pago por estimativa também (ficou um valor bem baixo), entenderia que tem que refazer o cálculo de diferença e pagar o correto, certo? Ou só será pago final do ano no ajuste?

E a última dúvida, vi que os lançamentos estão sendo feitos:

D - IR e CS (Despesa)
C - IR e CS a Pagar (Passivo).

É isso mesmo? Estava lendo em alguns lugares dizendo que os lançamentos deveriam ir para o Ativo como pagamento antecipado e não pra despesa, pra não afetar o lucro de cálculos posteriores, qual o correto?

Peço desculpas se não for a área correta, mas gostaria de uma direção, pra não fazer incorreto, pois já falei que não sei e não tenho o conhecimento, estou tentando ir atrás do conhecimento, mas não sei onde procurar.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 abril 2023 | 16:49

Denner, boa tarde

por primeiro,   verifique se os darf's foram pagos nesses códigos:   5993 (IRPJ )  e 2484 ( CSLL)

esses códigos são os que "dizem" que a empresa está apurando os impostos no lucro real anual

mês a mês  pode optar entre o recolhimento por estimativa ( faturamento ) ou balancete de suspensão/redução

por estimativa ->  se recolhe sobre o faturamento,  não importa o quanto já tenha pago antecipadamente

por balancete de suspensao/redulção:  calcula os impostos devidos e verifica o que já foi recolhido,   
  se o recolhido for menor que o devido, existe darf a recolher

--------------
quanto aos lançamentos:  a base do IR/CS sempre será antes do provisão de IR/CS
portanto não tem problemas em lançar como provisão  / despesa

o que tem que fazer  é sempre "ver"  os valores provisionados "batem" com o calculo do IR/CS  durante o ano, podendo ter valores a completar ou a reduzir...    

somente ao final do ano,  se calcula o lucro real,   podendo ter valores ainda a recolher   ou a reembolsar  ( base negativa )


Márlus




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.