x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 253

Dúvida referente IRPJ e CSLL (Lalur)

Denner Augusto Quindota Cardoso

Denner Augusto Quindota Cardoso

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 abril 2023 | 09:22

Bom dia pessoal, tudo bem?


Entrei na área contábil meio que por cima das coisas, vou levando a vida como dá e acabei na área contábil de um escritório, como estou a "muito tempo" no escritório, acabei sendo o mais velho e estão me pedindo pra fazer IRPJ e CSLL, falei que não tenho o conhecimento, mas recebi o famoso: "Se vira", então queria saber onde eu posso obter a informação referente a isso? Pois estou com uma empresa no lucro real que em 01/2023 apresentou prejuízo, mas pagou por estimativa (?) e agora em Fevereiro deu um lucro alto, mas foi pago por estimativa também (ficou um valor bem baixo), entenderia que tem que refazer o cálculo de diferença e pagar o correto, certo? Ou só será pago final do ano no ajuste?

E a última dúvida, vi que os lançamentos estão sendo feitos:

D - IR e CS (Despesa)
C - IR e CS a Pagar (Passivo).

É isso mesmo? Estava lendo em alguns lugares dizendo que os lançamentos deveriam ir para o Ativo como pagamento antecipado e não pra despesa, pra não afetar o lucro de cálculos posteriores, qual o correto?

Peço desculpas se não for a área correta, mas gostaria de uma direção, pra não fazer incorreto, pois já falei que não sei e não tenho o conhecimento, estou tentando ir atrás do conhecimento, mas não sei onde procurar.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 abril 2023 | 16:49

Denner, boa tarde

por primeiro,   verifique se os darf's foram pagos nesses códigos:   5993 (IRPJ )  e 2484 ( CSLL)

esses códigos são os que "dizem" que a empresa está apurando os impostos no lucro real anual

mês a mês  pode optar entre o recolhimento por estimativa ( faturamento ) ou balancete de suspensão/redução