
Allana Fernandes da Silva
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)A cliente e seu esposo residem em Portugal. Ele trabalha e paga os impostos lá e ela não exerce atividade remunerada, porém
eles não deram baixa nos cpf's aqui no Brasil e também não tem outros rendimentos no Brasil.
Porém, ainda pagam algumas contas ai e pretendem fazer investimentos como tesouro direto e CDB, hoje têm uma valor (bem baixo, menos de 500 reais) aplicado no tesouro direto .
Antes enviavam dinheiro para o Brasil através da plataforma do Wise, pagavam tarifa e IOF.
Atualmente, estão fazendo "troca" de euro para real, com um colega de la. (O casal transferem o valor em euro na conta dele daqui de Portugal e ele faz um pix da conta dele no Brasil para conta deles aquii do Brasil)
Ou seja, todo mês eles recebem um pix nessa conta.
Como eles fariam para declarar isso? Teriam algum imposto a pagar ?
A outra dúvida, seria, se precisam colocar na declaração, os rendimentos de Portugal e se isso geraria algum imposto, visto que já é descontado em folha o imposto de renda e segura social ( que é equivalente o INSS descontado na CLT do Brasil)
E por último, a conta de Portugal é conjunta, mas no Wise, tanto ela como o esposo têm contas (separadas, um pra cada um). Então, ele recebia o salário dele lá, no nome dele, na conta conjunta. Porém, na maioria das vezes, todo esse processo da plataforma wise que descrevi anteriormente, ela fazia pela conta dela.
Saía da conta conjunta daqui em EURO no nome dela e entrava como reais na conta do wise, no nome dela e daí transferia pra conta dela do Brasil.
Eles também, tem uma conta conjunta no Brasil.