Bruno Kruger
Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Olá pessoal! Conheci este fórum através do Google. Parabéns pelo conteúdo! Assim, exponho minha dúvida e peço socorro.
Sou ministro religioso e temos os descontos legais todos muito bem organizados com escritório. Impostos retidos na fonte, tudo certinho. Como não há vínculo empregatício, contribuo para o INSS sob o código 1007, com 20%. Esta contribuição não é à cargo da igreja, mas sim, do pastor. Portanto, não há este valor do INSS no informe de rendimentos. E a orientação legal é de que estes 20% pode ser desde 1 salário mínimo até o teto máximo.
Este ano caí na malha fina por causa do INSS, mesmo estando declarado da forma correta e com os dados exatamente iguais ao que há no Meu INSS.
Foi constatada possível inconsistência no valor da contribuição à previdência oficial referente ao trabalho sem vínculo empregatício.
A pergunta é: por quê?
Algumas orientações profissionais dão conta de que este é um ato falho do sistema da Receita, pois há histórico de diversos colegas pastores que também caem na malha fina, na mesma situação, mesmo estando tudo ok. Pela experiência dos mesmos e pelo relato de profissionais, o próprio sistema da receita acaba revisando os dados e tirando da malha fina ao confrontar novamente os dados. Seria isso mesmo?
Alguém aí tem alguma experiência neste sentido?
E, com o objetivo de sair da malha fina, eu poderia apenas não declarar o valor pago ao INSS, mesmo sabendo que perderei valores na restituição?
Obs.: moro no RS e aqui ainda há tempo hábil para enviar e retificar as declarações.