x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 312

Contabilização de NF de retorno por Refaturamento

Patrícia Peres

Patrícia Peres

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 23 semanas Quarta-Feira | 13 novembro 2024 | 13:21

Perdoe-me a falta de clareza ao formula a pergunta. 

A situação é a seguinte: A empresa X, optante do Simples Nacional, comprou com a empresa y  alguns produtos para revender.
A empresa Y emitiu a Nota Fiscal de venda no dia 26/12/2023 e no dia 27/12/2023 emitiu a Nota Fiscal de retorno por refaturamento.

A primeira NF contabilizei da seguinte maneira:
Debitei: Estoque 
Creditei: Fornecedor 
A segunda NF ainda não contabilizei.

AVERY CLAYTON  SALINOS PEREIRA

Avery Clayton Salinos Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 23 semanas Quarta-Feira | 13 novembro 2024 | 15:18

Boa tarde Patrícia,  poderias me informar qual foi o cfop usado pela Empresa Y para a emissão da nfe de retorno de refaturamento?  Estou  entendendo, que o seu fornecedor Y,  fez uma nfe de venda no dia 26/12/2023 e no dia seguinte em 27/12/2023, ela estornou a venda, fazendo uma nfe de retorno.  Se  me informar o CFOP, ficaria mais claro para mim, qual foi a operação que  ocorreu.  

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 23 semanas Quarta-Feira | 13 novembro 2024 | 15:18

Patrícia,
Pelo entendimento, se a empresa y efetuou uma nota de retorno por refaturamento, significa que essa venda não foi concretizada e esta operação de venda não é mais valida. Esta primeira nota você não poderá mais utilizar para registro.
Para melhor analise, verifique os CFOPs de ambas as notas e o rodapé da segunda. Se a primeira nota iniciar com CFOP 5 ou 6 e a segunda nota iniciar com CFOP 1 e no rodapé estiver referenciando a primeira nota, a operação não é mais valida.
Se tiver mais dúvidas, ficamos a disposição.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade