x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 14.296

Saldo Negativo

DANIEL MACEDO

Daniel Macedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 21:34

Tenho uma empresa que está com saldo negativo, porém tem filiais com saldo de caixa positivo.

como eu poderia proceder para regularizar a matriz que está com saldo negativo.

poderia fazer algum algum lançamento para regularizar?

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 08:55

Daniel
se entendi a empresa esta com caixa negativo? esta situaçao nao pode ocorrer pois se esta com caixa negativo o dinheiro saiu de algum lugar, ou emprestimo de socio, bancario, etc...
se realmente esta negativo tem que verificar a data que ficou negativo e fazer um emprestimo, antes desta data, o caixa da matriz , emprestimo da filial mesmo ja que vc afirma que ela tem caixa.
Abraços
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 10:00

Daniel, a conta caixa não tem como ficar negativo. A conta Banco sim, pelo pagamento além do disponível em conta, sendo esta na verdade, uma liberação de crédito efetuado pelo banco.
Se o caixa da matriz esta negativo, é pórque vocês estão usando caixa das filiais, e por certo não fez a contabilização. outra possibilidade é o saldo estar errado (uma boa conciliação da conta caixa pode identificar). é pertinente lembrar, que no balanço consolidado, o saldo será a soma do caixa de todas as filiais. certo?

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 13:06

Ou, foram efetuados pelo caixa e no transporte do financeiro, alguns dados não vieram pra contabilidade, como por exemplo, algum recebimento de clientes pelo caixa, desconto de cheque pra suprir o mesmo, enfim, seria bom verificar.
Caixa não fica negativo!

DANIEL MACEDO

Daniel Macedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 17:33

Acho que me expressei errado, a empresa tem estooque de peças a ser vendida a terceiros, mas até essas peças serem vendidas o meu caixa está negativo, porque houve compra de matéria prima despesas de energia e funcionarios, está correto. que lançamentos contabeis posso fazer para demostrar que na verdade o lucro da empresa está no estoque e irá ser vendida mais a frente.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 18:24

Daniel, o caixa não esta negativo. Você pode estar com obrigações a serem pagas e não tem dinheiro em caixa, mas como foi dito, o caixa não tem como ficar negativo. Se a conta caixa estiver negativo, é erro de lançamento e deve ser verificado na conciliação entende?

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
DANIEL MACEDO

Daniel Macedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 18:36

agnaldo estou levando os caixas separados, matriz e filiais. com a conciliação o caixa ficará positivo. só que queria deixar cada caixa positivo como disse acima. então a matriz tem estoque para ser vendido onde que está a diferença negativa. o que posso fazer ? fazer um emprestimo da filial e ir pagando em parcelas ? tenho que documentar esse emprestimo? o helcio falou em fazer um emprestimo de sócio como seria o procedimento a ser feito ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 08:07

Bom dia Daniel,

A conta contábil "Caixa" é devedora por excelência. Será aumentada pela contabilização dos recebimentos (entradas) e diminuida pela dos pagamentos (saídas)

Se está com saldo credor, diz-se que está negativa. Ficará com o saldo credor se forem contabilizados mais pagamentos do que recebimentos ou deixarem de ser contabilizados alguns recebimentos.

Se houve "mais pagamentos" de algum lugar saiu este dinheiro, ou algum registro contábil foi feito de forma errada a crédito ou a débito da conta Caixa.

O fato de a empresa ter estoques que poderão ser transformados em disponibilidades não influenciam (agora) no saldo de caixa. Não "invente" situações em que esta conta ficará positiva. Siga o conselho do pessoal (acima) e promova conciliação. Examine e analise cada lançamento e tenha certeza de que inevitavelmente você encontrará a causa desta conta estar "negativa".

Uma vez detectado o erro,se persistirem dúvidas, torne a entrar em contato certo de que estaremos a seu inteiro dispor.

...

DANIEL MACEDO

Daniel Macedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 21:46

Tenho mais uma dúvida, tenho uma empresa de calçados aki na minha cidade que para não pagar um imposto muito alto não tirou notas fiscais de vendas de seus calçados e com isso o caixa da empresa ia ficar negativo. como ele tem o controle de caixa na empresa e somente repassa os lançamentos para mim ele fez um emprestimo da pessoa fisíca dele para a juridica onde ele é sócio. pode ser feito isso ? se pode qual é o procedimento que ele deve realizar, como fazer um cheque da pessoa fisica e descontar no banco para comprovar a transação, ou nota promissória ? e esse emprestimo deve constar na declaração de IRPF ? é necessário a empresa pagar este emprétimo, e como pode ser ? ou se não pode o porque ?
grato pela atenção!!!

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 09:01

Não há nehum problema de o sócio emprestar dinheiro para a empresa para reforço do caixa. Simplesmente deposita o valor na conta corrente da PJ . faz um contrato desta transação. você contabiliza a entrada:
DEBITE: Caixa/Banco (AC)
CREDITE: Empréstimos/financiamento (PC)
Quanto a declaração, é certo qwue deverá constar na declaração do sócio, este valor emprestado, e para isso ele terá que ter caixa também, ou seja origem.
Na quitação, você inverte o lançamento.
Lembro que existem outros tópicos sobre este assunto aqui no forum.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
cris oliveira

Cris Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 12:05

Olá, Bom dia!!!

Me passaram no mês de Março/2010, uma empresa que apresenta em 2009, a seguinte contabilidade:
Cx ________ 118.348,78C

Bc ________ 35.362,13D

Estoques ___ 32.173,19C

Ativo Realiz + Ativo Imob ________15.299,00C

Total Passivo __________________ 89.852,44C

Receitas _____________________325.719,55C

Total de Despesas _____________ 82.581,83D

Prejuízo _____________________ 218.013,28


Aparentemente os lançamentos foram feitos de forma correta, a única dificuldade que encontrei foi na forma de quitarem as duplicatas, que eram feitas de forma bem anormal. Porém, nos demais casos... tudo parece estar normal.
Não sei como fechar o ano de 2009, com esses resultados.
Será que algum de vocês poderiam me ajudar???
E, no caso desse caixa ultraestourado, há ainda a possibilidade de ultilizar o recurso de empréstimo??
Agradeço a quem puder me prestar esta ajuda!!!
OBrigadaaa!!!

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 18:03

Bom dia Cris Oliveira.
ha evidencias que existem muitos erros de lançamento na contabilização desta empresa. eu sugiro que você faça o levantamento do exercicio desde janeiro/09, verificando os saldos de dez/2008. Este caixa estourado é certo que sera ajustado com uma boa conciliação. incoerente também é o estoque credor. é por isso que acho melhor você refazer toda a digitação.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
cris oliveira

Cris Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2010 | 07:48

Bom Dia, Agnaldo!

Agradeço pela sua disponibilidade em me ajudar.
Bem, desde o ano de 2008, esta empresa já vem apresentando uns probleminhas. Em 2008 ela fechou o caixa com 546,83D e com um estoque de 59.598,52, incrível para uma empresa que compra taanto e vende tão poouco!!!
Mas.... bem... neste ano ela teve 369.079,29 de compras e 325.719,55 de venda (apenas)! Entende que uma parte do problema já começa aí, né?! E depois, apenas despesas, despesas e despesas... já até refiz algumas coisas tentando "melhorar" a situação, mas tudo parece em vão! Será que tem alguma saída pra mim??? :(
Obrigada!!!

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2010 | 18:15

Tem jeito sim Cris. Para tanto, precisa ter todos os documentos das transações da empresa e fazer uma verificação em toda a contabilização,conforme sugerido. Não tente "melhorar" a situação, apenas faça a conciliação de todas estas contas verificando se a empresa obedece o principio da entidade, se possui documentos legais para contabilização. Ao final deste trabalho, apresente um relatório detalhado aos sócios, apontando os erros e as possíveis consequência. e também as possíveis medidas para regularização. é pertinente lembrar que os erros do passado foram cometidos por outro escritório e que portanto este trabalho adicional, você poderá cobrar do cliente, pois é basicamente uma auditoria do balanço que você estará fazendo. boa sorte!

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.