x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 109

CONTABILIZAÇÃO DE MÓVEIS ANTIGOS SEM DOCUMENTAÇÃO NO ATIVO IMOBILIZADO

BIANCA CRISTINA MOREIRA GONÇALVES

Bianca Cristina Moreira Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 semanas Quarta-Feira | 22 janeiro 2025 | 13:20

Olá, prezados.

Sou recém formada e com o objetivo de ganhar experiência e ajudar uma instituição religiosa, passei a cuidar de sua área contábil.
Fizemos todo o processo de regularização uma vez que a entidade estava Inapta e sem uma contabilidade responsável há 10 anos.

Problema: Preciso contabilizar o imobilizado da igreja, porém a única documentação que temos é a escrituração do terreno de onde a mesma se localiza, não temos notas fiscais ou documentos dos móveis e eletrodomésticos da entidade.
Não temos acesso ao antigo contador e na verdade não sabemos como ter essas informações.

A dúvida: Como posso contabilizar no ativo tais móveis e eletrodomésticos que já estão em uso em torno de 20 anos e não há nenhum documento de compra ou doação para comprovar o valor de tais objetos?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 10 semanas Quarta-Feira | 12 fevereiro 2025 | 16:35

Boa tarde, Bianca

A dúvida: Como posso contabilizar no ativo tais móveis e eletrodomésticos que já estão em uso em torno de 20 anos e não há nenhum documento de compra ou doação para comprovar o valor de tais objetos?

Com base no que compreendi e apoiado na NBC TG 1000 (R1), será necessário você adicionar estes bens ao  Ativo Imobilizado da entidade.

---
4. Aplicam-se à entidade sem finalidade de lucros os Princípios de Contabilidade e esta Interpretação. Aplica-se também a NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas ou as normas completas (IFRS completas) naqueles aspectos não abordados por esta Interpretação. (ITG 2002)
---
17.13 O custo de item do ativo imobilizado é o equivalente ao preço à vista na data do reconhecimento. Se o pagamento é postergado para além dos termos normais de transação a prazo, o custo é o valor presente de todos os pagamentos futuros. (NBC TG 1000)
---

Neste contexto, você pode fazer um dossiê pesquisando (na internet mesmo) o valor de cada utilitário (o mais similar possível), imprimir a pesquisa cujo valor esteja visível, estimar o restante do tempo de vida útil dele, estipular o valor obtido se estivesse sendo vendido e contabilizar a incorporação da seguinte forma:

D) Descrição do bem (Ativo Imobilizado)
C) Superávit acumulado (Patrimônio Social)
R$ valor do bem

OBS: não utilizei conta intermediária e direcionei a incorporação dos bens diretamente ao Patrimônio Social porque a bateria de lançamentos está direcionada única e exclusivamente à incorporação dos móveis e utensílios no Ativo Imobilizado, desde que os valores pormenorizados estejam disponíveis na memória de cálculo que fará parte do dossiê anteriormente comentado.

Se as dúvidas persistirem, volte a postar.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade