x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 2.782

Conciliações Contabeis

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 21 agosto 2010 | 08:08

Oi Márcia,bom dia.

No ramo de contabilidade as conciliações são bastante amplas...
Existem as conciliações bancárias, de clientes, fornecedores, fiscal, trabalhista e por aí vai.

Impossível aquí no Fórum explicar tema tão genérico como o sugerido e o ideal é que recorresse a alguém aí do seu trabalho para que te auxiliasse, a fim de que voce consiga formar seu próprio raciocíno.

E para tanto, imprescindível nessas análises, estar diante de documentos, registros e planilhas.

Caso a ajuda aí no seu trabalho não renda o esperado, recorra ao seu contador, que acredito, terá grande prazer em atendê-la.

Mas tenha cuidado para não se atropelar em querer saber tudo de uma só vez. Vá por partes até assimilar bem cada estudo. Tudo deve caminhar de forma bem gradativa.

Por fim, interessante que tenha conhecimento das áreas objeto de análise, ou seja, complicado fazer a conciliação fiscal quando não se sabe os significados dos CFOPs.

Persistindo dúvida específica, estaremos aquí ao seu dispor para auxilia-la.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
MARCIA LOPES DE SOUSA

Marcia Lopes de Sousa

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 09:56

Bom dia,
Muito obrigado Hugo,o que eu gostaria de saber é por exemplo com o quê devo comparar as contas ex:contas a pagar,salarios,provisões, etc.
Sei que cada conta tem o comparativo com o qual o saldo deve bater por isso pedi ajuda.
Sei que posso buscar informações com o contador da empresa,porém quando for tirar alguma informação com ele quero ir com alguma base para não me prejudicar,mas agradeço sua atenção e se você ou outra pessoa puder me ajudar agradeço desde já.

Grata:Marcia Lopes

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 10:21

Bom dia,
Vamos lá:
1 - Contas a pagar (fornecedores): pra conciliar essa conta, é necessário emitir relatorio ou posição de saldo com o departamento de compras que efetua esses lançamentos no sistema ódulo de compras e importa pra contabilidade, por exemplo, aqui na empresa onde trabalho, no mes de julho/2010 o compras terminou o mes com um total de compras no alor de R$ 15.086.789,12, esse mesmo valor está registrado no mósulo Escrita Fiscal e Compras e na importação pra contabilidade, tem de ter um crédito na conta de Fornecedor no mósulo Contabilidade de igual valor.
2 - Salários a pagar: pega o relatório no Recursos Humanos, eles te dão o resumo da folha e apenas fazes a conferencia. Eu tenho planilhas de comparativo, se quiseres.
3 - Provisões trabalhistas (férias, 13°, inss e fgts sobre os mesmos): pega também com o Depto pessoal esses relatorios.
4 - Bancos: pega o extrato e confere, tanto o financeiro como a contabilidade tem de fechar igual o extrato bancário.
5 - Clientes: pega-se o relatório do departamento de faturamento ou vendas, emite-se um relatorio por cfop na escrita fiscal (5101,5102,6101,6102,6107 etc), tem de fechar o faturamento com os cfops usados no seu ramo de atividade e a contabildiade.
Ajudei ou compliquei?

MARCIA LOPES DE SOUSA

Marcia Lopes de Sousa

há 14 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 11:08

Bom dia,
Desculpe minha ignorancia,mas vamos por partes para conciliar o contas a pagar devo imprimir um razão e comparar os créditos com os débitos e o valor que sobrar será o saldo em aberto,pois sempre haverão contas a serem pagas não é isso ?rsrsrsrs me sinto uma idiota fazendo pergunta tão bobas ma realmente não entendo.

Grata:Marcia Lopes

robelyo

Robelyo

há 14 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 13:40

Contas a pagar (fornecedor)
Compare o crédito com o livro de entradas (escrita fiscal).
Geralmente terá pagamentos dentro do mes e muitos que serão pagos futuramente, terá de fazer uma composição de saldos pra levantar o valor a pagar.
Não é idiota, será um prazer se eu puder te ajudar.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 11:59

Oi Marcia, tudo bem?
Aqui no Fórum vc vai encontrar MUITO material sobre contabilidade, esse espaço para os profissionais da contabilidade é muito bom... procure pesquisar, pq sobre seguros tem muita coisa aqui, eu mesma já postei em tópicos sobre seguro.
De qualquer maneira, pode ir postando suas dúvidas e a gente vai te ajudando...

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
MARCIA LOPES DE SOUSA

Marcia Lopes de Sousa

há 14 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 09:44

Muito obrigado,
Então debito o total seguros a apropriar no ativo e crédito contas a pagar no passivo,e na ocasião do pagamento debito contas a pagar e crédito seguros?.
Porém quando da apropriação como devo fazer?

Grata:Marcia

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 13:54

Oi Marcia, então, essa despesa é apropriada mensalmente, então é assim:

D - Seguros (AC)
C - Seguros a Pagar/Caixa/Banco
Aqui vc paga o seguro, de acordo com as parcelas ou se for a vista vc lança a caixa/banco

D - Seguros (CR - Despesas)
C - Seguros (AC)
Aqui vc faz a apropriação mensal, então se por exemplo, a empresa pagou 1200,00 nuem seguro de vigencia de 12 meses, todo mes vc lança 100,00 como apropriação (reconhecimento) de despesas ...

Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 15:27

Boa tarde, Márcia

Indo com calma e também pesquisando antes perguntar, com certeza você irá aprender muitas coisas.

Aproveito esta oportunidade para observar que os assuntos sobre contabilização de prêmios de seguros e empréstimos já estão amplamente debatidos e respostas excelentes acompanhadas de exemplos práticos você pode encontrar, repito, a partir de pesquisas.

Neste contexto, é importante observar também que Gisele e Robelyo, apesar do assunto já constar nos arquivos , lhe ofereceram resposta genérica e superficial apenas por consideração, pois em nenhuma destas respostas foram abordados critérios mais incisivos, como datas, valores e conceitos de princípios contábeis, notadamente o de competência.

Finalizando, minha última observação é que como o título deste tópico - que é de sua autoria - é Conciliações Contábeis, seria importante que o teor dos debates não se afastasse deste tema no intuito de facilitar as futuras pesquisas dos milhares de interessados ou cadatrados que precisarem dirimir tal tipo de dúvida.

Obrigado pela atenção

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
robelyo

Robelyo

há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 08:23

Eu postei respostas superficiais pra ela ir entendendo do assunto e se caso precisar, voltar a perguntar.
Fica dificil aqui eu me aprofundar no caso se não sei a realidade dela. E a melhor forma de conhecer é postando respostas e ela ir interagindo.
É pra isso que temos o Fórum.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade