x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 236

Distribuição de Lucros

Gustavo Valério

Gustavo Valério

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 2 semanas Quarta-Feira | 9 abril 2025 | 17:07

Boa tarde pessoal,

Em Maio de 2024 abri um MEI para uma familiar, agora que está liberado para declarar o IRPF gostaria de saber como declaro a distribuição de lucro da empresa dela para a pessoa física?

Pedi para ela cadastrar em seu CNPJ conta de energia, internet, aluguel e etc, para justificar seus custos, e o resto pensei em declarar como distribuição de lucro, que sei que dessa forma o valor fica isento de tributação, também foi pensei em protocolar na comarca do município dela um balanço do mei, apontado a receita e seus gastos... preciso fazer algo a mais? tenho que fazer outras declarações tbm além do irrf? Dirf? sei lá...

Se alguém conseguir me ajudar eu agradeceria demaaaaais

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 2 semanas Quarta-Feira | 9 abril 2025 | 19:40

Se DE FATO houve a distribuição dos lucros, na ausência de contabilidade completa, você deverá calcular a parcela isenta, mediante a aplicação da alíquota de presunção de lucro sobre a receita bruta anual, por exemplo, de 32,00% para serviços e de 8,00% para o comércio. Será encontrado a parcela isenta dos lucros na pessoa física. 
Depois, da receita bruta anual, subtraia a parcela isenta e as despesas do MEI. O resultado é a parcela tributável na pessoa física.
Lembre-se que se parte dos lucros ficou na conta bancária do MEI em 31/12/2024, portanto não distribuídos, ele deverá ser deduzido do cálculo da parcela tributável, já que não foi distribuída ao titular do MEI.

Gustavo Valério

Gustavo Valério

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 2 semanas Quinta-Feira | 10 abril 2025 | 08:01

Bom dia João, agradeço sua resposta,

Vou levantar mais algumas contribuições sobre a situação e vc me ajuda se puder, por favor...

Nesse caso acredito que o mei teve uns 40mil de receita em 2024, eu devo aplicar uma alíquota de 32% sobre isso (12.800) e somar com as despesas do mei? (uns 3.000), então faço 40.000 - 12.800 - 3.000 para descobrir sobre qual valor vai incidir o imposto de renda?

Outro fato é, e se o mei receber direto numa conta PF, não numa conta PJ específica.

Agradeço se puder me ajudar amigo, obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade