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Duvidas sobre o DRE

vania ferreira santos

Vania Ferreira Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 18 anos Domingo | 25 março 2007 | 19:44

Preciso fazer uma DRE p/ os proximos 5 anos, e não sei nem por onde começo, sera que podem me ajudar?

Os dados são o seguinte:

Investimento inicial é de 133.800,00
Aquisição de máquinas é 88.000,00
Compra de estoque inicial de materia prima 17.500,00
Investimento de capital de giro para saldar os compromissos nos primreiros meses é 28.300,00
As máquinas serão depreciadas em 5 anos.
Sua capacidade de produção é de 8.000 calças por mês
Segundo pesquisa de mercado cada calça pode ser vendida por 14,50
O custo dos produtos vendidos estimado sera de 60% do faturamento da empresa e as despesas com propaganda e vendas projetadas serão iguais a 15% das vendas(não esta incluindo a depreciação)
Além de todas as despesas espera gastar por mês 450,00 com escritorio de contabilidade e mais 150,00 por mês com despesas administrativas.
Uma retirada referente ao pro-labore do proprietario esta prevista como sendo de 1.600,00 por mês
A empresa é tributada pelo imposto sobre lucro com taxa de 24%.


Sabendo que se espera um aumento nas vendas em 1% do 1° ano para o 2° ano e de 2% para os demais anos. As despesas com escritorio de contabilidade e as despesas administrativas deverão aumentar 5% ao ano e o pro- labore devera aumentar 10% ao ano

Preciso dos dados para os cinco anos...

Receita
CPV
Lucro bruto
Despesas operacionais
Adm
vendas
escritorio
pro- labore
depreciação
lucro operacional
imposto sobre lucro
lucro liquido
De todos os 5 anos.
Me ajudem por favor não sei fazer mesmo..

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Segunda-Feira | 26 março 2007 | 18:41

Boa noite Vânia,

Ao que tudo indica, trata-se de um trabalho escolar.

Se estou certo, é imperativo que você não se limite a copiar resultados, vai precisar acompanhar cuidadosamente o raciocínio desenvolvido para que haja real aproveitamento, sob pena de não saber como desenvolver problemas semelhantes no futuro.

Para tanto, vou explicar (ainda que de maneira generalizada) cada etapa do trabalho. Elaborei uma Planilha para ajudar-me nos cálculos, se você quiser, autorize-me a usar seu e-mail particular e eu a mandarei.

Plano de Trabalho
Elabore uma planilha que conste à esquerda a Demonstração de Resultados na ordem comumente aceita ou seja, Receitas menos os Custos, as Despesas e os Impostos incidentes sobre o Lucro Bruto para se chegar ao Lucro Liquido, assim como você postou.

À direita desta coluna devem constar 5 outras sendo uma para cada ano. Abaixo deste "esquema" coloque todas as informações que você possui conferindo-as cuidadosamente.

Informações
Investimento Inicial - 133.800,00
Aquisição de Máquinas - 88.000,00
Estoque Inicial - 17.500,00
Capital de Giro - 28.300,00
Depreciação de Máquinas 5 anos ou 20% ao ano
Capacidade produtiva 8.000 Calças/Mês
Valor Unitário da Calça - 14,50
Custo dos Produtos Vendidos 60% das Vendas
Despesas Propaganda 15% das Vendas
Escritório Contábil - R$ 450,00 x 12 ao ano ou 5.400,00
Administrativas - R$ 150,00 x 12 ao ano ou 1.800,00
Retirada Pró-labore - R$ 1.600,00 x 12 ao ano ou 19.200,00
Impostos - IRPF 15% + CSLL 9% = 24%
Aumento de Vendas 2º ano = 1%
Aumento de Vendas 3º ao 5º anos = 2%
Escritório e Administrativas - Aumento de 5% ao ano
Pró-labore aumento de 10% ao ano

Receitas de Vendas
No primeiro ano, as receitas serão determinadas (segundo as informações acima) pela multiplicação do total de peças (calças) produzidas pelo valor unitário destas. No segundo ano haverá um aumento de 1% em relação ao primeiro e nos anos seguintes de 2% em relação ao ano imediatamente anterior. Na prática os cálculos são:
Ano 01 - 8.000 x 14,50 = 116,000,00
Ano 02 - [116.000,00 + (116.000,00 x 1%)] = 117.160,00
Ano 03 - [117.160,00 + (117.160,00 x 2%)] = 119.503,20
Ano 04 - [119.503,20 + (119.503,20 x 2%)] = 121.893,26
Ano 05 - [121.893,26 + (121.893,26 x 2%)] = 124.331,13

Custos dos Produtos Vendidos
O custo dos Produtos vendidos, também segundo informações, equivale a 60% do total do faturamento, logo, será bastante calcular este percentual sobre as Receitas de Vendas de cada ano, como acima discriminadas.

Para se encontrar o Lucro Bruto bastará diminuir das Receitas de Vendas o Custo dos Produtos Vendidos encontrado nos cálculos abaixo:

Ano 01 - (116.000,00 - 60%) ou (116.000,00 - 69.600,00) = 46.400,00
Ano 02 - (117.160,00 - 60%) ou (117.160,00 - 70.296,00) = 46.864,00
Ano 03 - (119.503,20 - 60%) ou (119.503,20 - 71.701,92) = 47.801,28
Ano 04 - (121.893,26 - 60%) ou (121.893,26 - 73.135,96) = 48.757,31
Ano 05 - (124.331,13 - 60%) ou (124.331,13 - 74.598,68) = 49.732,45

Despesas Administrativas
Segundo informações as Administrativas serão compostas de 150,00 mensais com a previsão de aumento a razão de 5% ao ano. Na prática, os cálculos são bem simples, ou seja:
Ano 01 - 150,00 x 12 = 1.800,00
Ano 02 - [1.800,00 + (1.800,00 x 5%)] = 1.890,00
Ano 03 - [1.890,00 + (1.890,00 x 5%)] = 1.984,50
Ano 04 - [1.984,50 + (1.984,50 x 5%)] = 2.083,73
Ano 05 - [2.083,73 + (2.083,73 x 5%)] = 2.187,91

Despesas com Propaganda
As despesas com Propaganda serão iguais a 15% da Vendas. É o que se lê nas informações que você postou. Na prática o cálculo seria:
Ano 01 - (116.000,00 x 15%) = 17.400,00
Ano 02 - (117.160,00 x 15%) = 17.574,00
Ano 03 - (119.503,20 x 15%) = 17.925,48
Ano 04 - (121.893,26 x 15%) = 18.283,99
Ano 05 - (124.331,13 x 15%) = 18.649,67

Despesas com Escritório Contábil
Os gastos ou despesas com a contabilidade serão de 450,00 mensais com um aumento de 5% ao ano. Os cálculos a exemplo do que ocorre com as Despesas Administrativas, deverão ser:
Ano 01 - (450,00 x 12) = 5.400,00
Ano 02 - [5.400,00 + (5.400,00 x 5%)] = 5.670,00
Ano 03 - [5.670,00 + (5.670,00 x 5%)] = 5.953,50
Ano 04 - [5.953,50 + (5.953,50 x 5%)] = 6.251,18
Ano 05 - [6.251,18 + (6.251,18 x 5%)] = 6.563,73

Retiradas de Pró-Labore
Segundo previsão, haverá uma retirada mensal a titulo de Pró-labore no valor de 1.600,00 mensais, que serão reajustados a razão de 10% ao ano a partir do segundo ano (é claro). Os cálculos para o Pró-labore não são diferentes dos efetuados para as Despesas Administrativas e para a Despesas com o Escritório Contábil. Na prática ficam assim:
Ano 01 - (1.600,00 x 12) = 19.200,00
Ano 02 - [19.200,00 + (19.200,00 x 10%)] = 21.120,00
Ano 03 - [21.120,00 + (21.120,00 x 10%)] = 23.232,00
Ano 04 - [23.232,00 + (23.232,00 x 20%)] = 25.555,20
Ano 05 - [25.555,20 + (25.555,20 x 10%)] = 28.110,72

Despesas com Depreciação
Os cálculos para se chegar aos valores mensais das despesas com Depreciação são bastante simples uma vez que se resumem a um percentual fixo sobre o valor das máquinas (Ativo Imobilizado). Veja abaixo:
Ano 01 - (88.000,00 x 20%) = 17.600,00
Ano 02 - (88.000,00 x 20%) = 17.600,00
Ano 03 - (88.000,00 x 20%) = 17.600,00
Ano 04 - (88.000,00 x 20%) = 17.600,00
Ano 05 - (88.000,00 x 20%) = 17.600,00

Total das Despesas Operacionais
Se você somar os saldos encontrados em cada conta do grupo de despesas chegará aos seguintes valores:
Ano 01 - 61.400,00
Ano 02 - 63.854,00
Ano 03 - 66.695,48
Ano 04 - 69.774,09
Ano 05 - 73.112,03

Resultado do Período
Pelos dados (informações) prestados por você na projeção proposta, a empresa vai apurar prejuízos em escala crescente nos cinco anos projetados. Assim, deixarão de ser calculados os impostos à razão de 24% que (pelo percentual) suponho que seja o IRPJ (15%) e a CSLL (9%) isto porque tais impostos incidem apenas sobre o lucro, ou seja, não incidem impostos sobre prejuízos.

Prejuízos verificados
Se você diminuir do Lucro Bruto as Despesas Operacionais, chegará ao Lucro ou Prejuízo Operacional. No nosso exemplo foram verificados prejuízos, pois os totais das despesas em cada ano superam os do Lucro Bruto dos mesmo períodos. Confira:
Ano 01 - (46.400,00 - 61.400,00) = 15.000,00 (-)
Ano 02 - (46.864,00 - 63.854,00) = 16.990,00 (-)
Ano 03 - (47.801,28 - 66.695,48) = 18.894,20 (-)
Ano 04 - (48.757,31 - 69.774,09) = 21.016,78 (-)
Ano 05 - (49.732,45 - 73.112,03) = 23.379,58 (-)

Com os dados acima, fica fácil você compor as Demonstrações de Resultados pretendidas. Aconselho que faça uma revisão completa dos cálculos haja vista que a falta de tempo impediu-me de conferir. O exercício da conferência será "saudável" para seu aprendizado.

Se restarem dúvidas, conte com o Fórum.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 28 março 2007 | 17:47

No mínimo, a única coisa que posso dizer é... PARABENS PRA VOCÊ SAULO!!!!

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Segunda-Feira | 16 abril 2007 | 09:30

Bom dia Lucas,

A planilha em questão foi criada apenas para solução e demonstração do DRE no exemplo específico dado pela Vânia, por isto não creio que o ajudaria. Deixei a disposição dos interessados por alguns dias e como ninguém se manifestou, eu a deletei.

No entanto você poderá encontrar um modelo mais completo no link
Oculto.aspx?pid=CTOculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">office.microsoft.com

Espero que satisfaça sua expectativa.

Na dúvida, entre em contato

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