Welton Menezes Gomes
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOk Gilberto, grato pelas informações.
Obrigado
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Welton Menezes Gomes
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOk Gilberto, grato pelas informações.
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Valéria
Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
Boa tarde,
Já li vários tópicos aqui sobre construção civil e estou começando a entender como funciona a contabilização deste setor (que é muito detalhado).
Trabalhei 16 anos na areá fiscal e agora vou fazer contabilidade de uma empresa e tenho dúvidas e agradeço se alguém puder me ajudar:
Se tenho um custo incorrido de 800.000,00 (controle interno da construtora) mas na hora de contabilizar (documentos) tenho apenas 500.000,00 registrado em lançamentos, o que acontecerá com a contabilidade da empresa? Onde poderemos ter problemas se formos fiscalizados?Os funcionários ainda não são registrados entaõ não poderei lançar na contabilidade os custos de mão de obra? O lucro ficará muito alto pela falta de docuementação?
Espero que as perguntas não sejam ingênuas, mas estou procurando entender tudo para fazer um trabalho seguro...
Obrigada
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Bom dia Valéria !
Para se ter uma contabilidade que demonstre em seu Balanço Patrimonial o que realmente obteve de lucro ou prejuízo, bem como um retrato do seu ativo e passivo, são necessários vários fatores à levar em consideração:
1. Organização da empresa.
2. Emissão de documentos corretamente.
3. Coleta de documentos de todas as operações realizadas.
4. Controle financeiro do conta caixa e conta corrente (pelo menos), e aplicações, financiamentos, emprestimos e outros se houver.
5. Registro dos funcionários em Folha de Pagamento.
6. Controle de Estoques
7. Controle de Custos
Bom, são alguns itens que enumerei, mas que não precisam necessariamente nesta ordem.
O contador só deve contabilizar operações com documentos que comprovam a operação, mas tem que ser documentos legais, reconhecidos pelos orgãos públicos e fiscais.
Abraço
Valéria
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBom dia,
Bem os fatores que você enumerou realmente são os consideráveis para fazermos a contabilidade da empresa, mas como citei nesta empresa está um pouco bagunçado, então deverei lançar o que tenho? Fechar o balanço assim? E se for fiscalizado o que contarei ao fisco?
Estou perguntando pois a empresa já tem contabilidade fora, mas se Deus quiser em janeiro de 2012 eu vou fazer tudo aqui na empresa (estou estudando pra isso apesar que será meu 1º trabalho como contadora pois trabalhei 16 anos em escritório de contabilidade mas só na area fiscal), mas estou vendo que se eles não se organizarem e passar a ter documentos de tudo como farei? Pois a contabildade fora não tem exigido muito deles, mas eu vejo que o problema só está crescendo a cada dia e se não mudarmos agora futuramente será dificil termos um balanço aceitável para fiscalização.
A empresa exerce outras atividade mas a construção começou em janeiro/11 e só agora em novembro regularizou a admissão de funcionários então não poderie lançar esta despesa de mão de obra visto que não são documentos legais os recibos que tenho?
Estou confusa...
A
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá Valéria !
O contador precisa enumerar todas estas questões para o empresário e orientá-lo sobre a forma correta de se trabalhar.
Contabilizar uma empresa sabendo das irregularidades, o contador se torna responsável juntamente com o empresário e assim cabe ao contador ter a postura de exigir que o empresário forneça os documentos corretamente da forma que lhe foi orientado.
O contador deve firmar um contrato de Prestação de Serviços Contábeis com a empresa enumerando a forma correta e as responsabilidades de ambos, que servirá de instrumento hábil para uma possível rescisão de contrato caso a empresa não cumpra com os seus deveres.
Abraço
Valéria
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeObrigado Gilberto, tentarei repassar isso ao responsável pela empresa, senão ficará complicado pra mim futuramente...
Welton Menezes Gomes
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeSenhores, vejam essa minha duvida:
Posso contabilizar na conta Antecipação de Clientes (PC) as antecipaçãoes feitas pelos clientes de compraram apartamentos com antecipação das parcelas, com o objetivo de financiar o restante no recebimento do apartamento? se fizer isso poderei transportar para conta de receita (resultado) o valor antecipado pelo cliente no ato da entrega do apartamento, logo, só apurarei o imposto quando for realizado esse procedimento.
Será que estou certo nesse meu pensamento?
lembre-se esse empresa é lucro presumido, e não contabilizamos o custo orçado.
e todos os contratos já negociados mencionam o financiamento do saldo devedor via banco e, tambem faz alusão a possibilidade de devolver o valor antecipado (descontados alguns custos contratuais) caso o comprador não tenha o seu cadastro aprovado por ocassião da entrega do apartamento, ou se ele desistir do mesmo.
será que o meu rasciocínio é logico e legal?
quem soubber favor me ajudar!!!
Welton Menezes Gomes
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOutra indagação pertinente:
como possso contabilizar uma permuta? quando o dono do terreno receberá em apartamento de acordo com o cronograma de entrega das unidades feitas pela empresa?
Welton Menezes Gomes
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeAinda outra duvida
uma nova construtora acabou de comprar um terreno pelo valor de 60 mil reais, ira incorporar na matricula do terreno um empreendimento de 24 apartamento para venda futuras.
no momento dessa incorporação quais os procedimentos contabeis devo fazer?
esse terreno vai ficar no imobilizado? e quando incorporado vai sair do imobilizado?
fico no aguardo
mas uma vez agradeço as ajudas
Carla Roudine
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Prezados colegas do forum estou com uma dúvida como fazer os lançamentos contabéis de uma empresa que compra lotes, depois fazem as casas e vende.
1)Como contabilizar a compra do lote?
2)Como contabilizar os materiais para construção desta casa?
3)Contabilizar venda desta casas depois de prontas?
Valéria
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBoa tarde,
Tem um topico aqui que trata dos seus questionamentos, acesse: Contabilização - Construção Civil, mas trancrevi abaixo uma parte das perguntas , verifique se te ajuda. Eu aindo sou nova na area de construção e ainda vou ler mais também sobre o assunto
Postada Sexta-Feira, 7 de maio de 2010 às 10:00:51
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"O valor total dos custos deverá ser dividido por cada casa construída, com base na fração ideal de cada unidade, sendo que, por ocasião da venda, esse custo unitário deverá ser diferido, passando a ser apropriado proporcionalmente aos recebimentos.
Exemplificando os lançamentos correspondentes aos custos:
(Sugiro que você lance os custos diretamente no estoque correspondente )
1. Compra do terreno por R$100.000,00
D: Estoques/Imóveis em Construção/Empreendimento/Terreno (AC)
C: Bancos (AC)
2. Compra de materiais para aplicação na obra R$200.000,00
D: Estoques/Imóveis em Construção/Empreendimento/Materiais Aplicados (AC)
C: Fornecedores (PC)
3. Utilização de serviços na execução da obra R$200.000,00
D:Estoques/Imóveis em Construção/Empreendimento/Serviços Executados(AC)
C: Fornecedores (PC)
4. Rateio dos custos acumulados pelas unidades, considerando que cada casa corresponda a fração ideal de 20%
D: Estoques/Imóveis Concluídos/Empreendimento/Casa 1 (AC) - R$100.000,00
D: Estoques/Imóveis Concluídos/Empreendimento/Casa 2 (AC) - R$100.000,00
D: Estoques/Imóveis Concluídos/Empreendimento/Casa 3 (AC) - R$100.000,00
D: Estoques/Imóveis Concluídos/Empreendimento/Casa 4 (AC)
- R$100.000,00
D: Estoques/Imóveis Concluídos/Empreendimento/Casa 5 (AC) - R$100.000,00
C: Estoques/Imóveis em Construção/Empreendimento/Terreno (AC) - R$100.000,00
C: Estoques/Imóveis em Construção/Empreendimento/Materiais Aplicados (AC) - R$200.000,00
C: Estoques/Imóveis em Construção/Empreendimento/Serviços Executados (AC) - R$200.000,00
5. Venda da Casa 2, pelo valor de R$200.000,00, diferimento do custo da unidade no valor de R$100.000,00:
D: Resultado de Exercícios Futuros/(-)Custos Diferidos/Empreendimento (PñC)
C: Estoques/Imóveis Concluídos/Empreendimento/Casa 2 (AC)
6. Recebimento da parcela de sinal/entrada p/venda da Casa 2, no valor
de R$50.000,00; apropriação do custo correspondente na proporção do
recebimento, ou seja, no valor de R$25.000,00
D: Custo dos imóveis vendidos (CR)
C: Resultado de Exercícios Futuros/(-)Custos Diferidos/Empreendimento (PñC)
Observe que as contas são apenas sugestões, no seguinte
formato "Grupo/Subgrupos/Contas", visando somente uma melhor
ilustração para facilitação do entendimento."
Valéria
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeTambém tem um tópico onde consta um trabalho ótimo sobre construção civil, pena que não gravei o nome mas tenho aqui os arquivos baixados se quiser mando no seu email.
Welton Menezes Gomes
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeValeria
eu gostaria de receber esse trabalho, vc pode mandar no meu e-mail?
muito grato!!!
Marcia Regina Martins
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadePor favor, alguem faz contabilidade de empresa de concreto usinado ?, a empresa é considerada construção civil, gostaria de saber como é feita a contabilidade. Ela compra pedra, areia e cimento e venda como concreto usinado para construção civil em caminhão com betoneira
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Bom dia Marcia !
Esta atividade pode ser considerada uma produção industrial, pois a empresa compra materiais e os transforma para posterior venda.
Portando as compras de pedra, areia e cimento são as Matérias Primas, bem como aditivos, embalagens (se houver) e outros produtos que forem utilizados para este processo produtivo.
E o concreto deve ser o contabilizado como Venda de Produtos, e o enquadramento fiscal como produção industrial com incidência de IPI.
Carla Roudine
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Obrigado Valéria, quero o imail do trabalho sim por gentileza.
E muito obrigado por sua atenção.
Erica a e Paqueroti
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBOA TARDE!
Estou fazendo contabilidade de uma construtora e estou com duvida em relação as notas de locação de equipamentos!!! Estas notas fiscais são lançadas apenas na contabilidade como despesa para a prestação de serviço? não lanço no fiscal? Se alguem poder me ajudar agradeço...
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Boa tarde Érica !
Isso mesmo, na Escrituração Fiscal são lançadas somente as Notas Fiscais que são autorizadas pelo Fisco Estadual através da AIDF.
Erica a e Paqueroti
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeObrigada Gilbert!
Everaldo Matos
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Como nosso amigo carlos cobraterra, demonstrou que o lançamento o custo deve ser feito na PNC. Tem algum problema se lançar esses custos direto na conta resultado ? Pois não utilizamos estoques.
Regi
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Valéria
Seria possivel enviar os arquivos que voce tem baixados sobre construção civil.
Valéria
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeRegi,
Eles estão postados no forum, porém não me lembro qual tópico...
Joilson P. Muniz
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde, uma empresa na area de cosmeticos ganhou um terreno numa area industrial, para construir, teve um gasto no valor de 950.000,00 na construcao compras de materiais, mao de obra, etc., so que tem comprovados 500.000,00, como faço pra regularizar essa construcao? qual e o meu primeiro passoa a fazer? deste agradeço pela gentileza
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezado Joilson,
Você já procedeu alguma contabilização? Se sim, qual foram as contas utilizadas? Tais informações são necessarias para compreender a situação.
Contudo, todos os gastos referentes a obra é para ser contabilizados de acordo com a sua competência na conta Imobilizado em andamento e apos o termino da obra transferido, saliento que a depreciação só terá o inicio quando o prédio em questão começar a ser utilizado.
O terreno tem sua contabilização independente da Edificação.
At.
Marcos Vinicius
Joilson P. Muniz
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)ainda nao fiz nenhuma contabilizacao nao, tera q pagar algum imposto referente essa diferença?
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Qual diferença você esta se referindo
Valéria
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeMarcos,
Creio que onde trabalho também ocorrerá esta situação do Joilson:
- 950.000,00 na construcao compras de materiais, mao de obra, etc.
- comprovados 500.000,00
Como fica a diferança?
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá boa tarde!
A contabilização só é feita mediante documentos comprobatórios e legais, isso serve para as saídas de numerários do caixa e bancos, como também para os gastos e recebimentos à qualquer título.
Mesmo a empresa "ganhando" um terreno, a contabilização se dá pela transferência da escritura no Cartório e o registro contábil em conta própria do bem no imobilizado e em contra partira uma receita adequada a aquisição.
Para regularizar esta situação deve ser exigida a comprovação dos gastos por parte da empresa, não há como contabilizar uma saída de numerário sem que haja comprovação através de documentos fiscais.
Abraços
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Prefeita a explanação do nosso colega Gilberto.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Esta questão de gastos sem comprovação de pagamentos através de documentos legais é uma outra situação já debatida aqui no Fórum.
Isso pode refletir em pagamento de impostos e contribuições, pois podem ser consideradas retiradas por parte dos sócios.
O contador precisa ficar atento às atividades dos clientes, solicitar que cominiquem qualquer intenção de aquisição de bens do imobilizado, bem como também reformas ou construções, para que o contador possa instruí-los a fazerm de forma correta, exigindo documentos hábeis.
Após ter efetuado as aquisições sem estas devidas providências, fica difícil providenciar esta documentação e pode acarretar prejuízos fiscais ao cliente.
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