Victoria Caroline
Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)Bom dia!Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à minha empresa. Sou MEI e atuamos no ramo de oficina mecânica.Além disso, meu marido trabalha com compra e venda de veículos, o que gera alta movimentação financeira na conta bancária.Os veículos são adquiridos exclusivamente para revenda e não permanecem no nome dele, pois não há intenção de uso ou posse definitiva.Minha preocupação é com a movimentação financeira elevada e possíveis problemas futuros com a Receita Federal.Recebi duas orientações distintas e gostaria de um direcionamento correto:1ª orientação:Passar a receber os valores da compra e venda de veículos em outra conta, separada da conta do MEI, e declarar esses valores no Imposto de Renda da Pessoa Física.Nesse caso, como esses valores deveriam ser informados na declaração? 2ª orientação:Alterar o regime empresarial de MEI para ME, concentrando toda a movimentação na empresa, com a emissão dos documentos fiscais corretos.Nesse cenário, quais documentos seriam necessários para a compra e venda dos veículos, considerando que eles não ficam registrados no nome da empresa ou do vendedor?Gostaria de saber qual alternativa é mais segura do ponto de vista fiscal e quais cuidados devemos tomar para evitar autuações no futuro. E gostaria de saber se tem outras orientações além dessas. Agradeço desde já.