x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 58

Mentoria Contabil e fiscal

Angelo Mário A de A Júnior

Angelo Mário a de a Júnior

Bronze DIVISÃO 5 , Gerente Administrativo Financeiro
há 1 dia Quinta-Feira | 8 janeiro 2026 | 11:15

Bom dia a todos.
Depois de mais quase 30 anos, estou retornando minhas atividades de escritório contábil. Tenho hoje 52 anos. Acabei de abrir duas empresas na minha cidade atual. Ambas são micro empresas. Uma clinica veterinária e uma profissional de Nutrição. Acabei de adquirir um sistema para gerenciar os trabalhos. 
Gostaria de ajuda dos colegas para me direcionar nas obrigações e impostos que tenho de formalizar para meus clientes. Desde já agradeço.

Yuno

Yuno

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 1 dia Quinta-Feira | 8 janeiro 2026 | 11:18

Parabéns pelo retorno à profissão, depois de tanto tempo isso é uma baita decisão e fique tranquilo que, apesar de muita coisa ter mudado, dá pra se organizar bem.
De forma geral, para essas duas empresas, sendo microempresas, o primeiro passo é confirmar corretamente o enquadramento tributário. Na maioria dos casos, ambas podem ficar no Simples Nacional, desde que não tenham nenhum impeditivo. Isso já define grande parte dos impostos: DAS mensal englobando IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, CPP e ISS.
Depois disso, no dia a dia, as principais obrigações que você vai ter são:
Emissão de notas fiscais de serviço (normalmente via prefeitura / NFS-e)
Apuração mensal do Simples (PGDAS-D)
DEFIS anual
Declarações acessórias trabalhistas, caso tenham funcionários (eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb)
Folha de pagamento e encargos (INSS, FGTS, etc.), se aplicável
No caso específico:
A clínica veterinária normalmente entra como serviço de saúde, então é importante conferir o anexo correto do Simples (geralmente Anexo III ou V, dependendo do fator R).
A nutricionista, se for pessoa jurídica prestadora de serviço intelectual, também costuma cair nessa mesma análise de Anexo III ou V, novamente dependendo da folha de pagamento.
Além disso, vale conferir:
Alvará de funcionamento
Licenças sanitárias (principalmente da clínica veterinária)
Cadastro correto na prefeitura para ISS
Meu conselho prático é: começa simples, garante que o cadastro, enquadramento e rotinas mensais estejam redondos, e depois vai refinando os controles. Hoje o sistema contábil ajuda muito, mas a base ainda é cadastro correto e acompanhamento mensal.

This is a hobby, you don't have to believe it faithfully.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade