x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 118

Licença maternidade. Recém nascido na UTI.

Fabiana

Fabiana

Bronze DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 22 horas Terça-Feira | 13 janeiro 2026 | 11:34

Prezados, bom dia!

Uma funcionário CLT teve parto prematuro e o neonato nasceu com algumas síndromes (nanismo e ossos de vidro). Quando o neonato nasceu, a empresa contatou a contabilidade e lançaram na folha a licença maternidade. Todavia, o recém nascido permanece internado na UTI e o prazo da licença expirou. Orientei acerca da prorrogação do benefício, pois, em tese, a licença se inicia após a alta hospitalar (ADI). Entretanto tenho dúvidas se a contabilidade consegue lançar na folha como prorrogação da licença maternidade e anexar os atestados para, posteriormente, conseguir os abatimentos na guia de INSS ou se não é possível, pois, neste caso, irei orientar que a empresa forneça licença remunerada.  

Letícia Aguiar

Letícia Aguiar

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 39 minutos Quarta-Feira | 14 janeiro 2026 | 09:00

Olá, Fabiana. A nova Lei nº 15.222/2025 garante que o tempo de internação será somado aos 120 dias já previstos. Neste caso, entendesse que deve ser lançado como prorrogação os dias do nascimento até a saida do neonato da uti e, após a saida, seja iniciado então o periodo de direito a licença maternidade da funcionaria. 
Com relação a guia, no sistema em que utiliza, deve ser refeita as folhas da funcionaria a partir da data do nascimento com base na prorrogação e também o reenvio da guia, para que  então haja um abatimento do beneficio concedido pelo INSS. O valor da diferença do desconto na guia pode ser soliciado por meio PER/DCOMP Web


Mas é devido que seja lançado essa 'prorrogação' da data do nascimento até o fim da internação, para que possa fazer os reenvios devidos a DCTF Web. : ) 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade