x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 154

provisão DAS - simples nacional pelo regime caixa

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 20 semanas Terça-Feira | 3 fevereiro 2026 | 21:24

boa noite a todos, para uma empresa SN regime caixa qual a maneira correta de provisionar o valor do DAS:

seria na data do recebimento do serviço ou seria na data de emissão da NFe de serviço pelo valor total?

por exemplo: faturou em janeiro 20.000,00 e recebeu o valor da primeira parcela 10.000,00 em marco.

em janeiro registra o faturamento e  provisiona o DAS com base no faturamento de 20.000,00 ?
ou

em janeiro so registra o faturamento e  em março provisona o DAS com base no valor recebido 10.000,00 ?

Yuno

Yuno

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 20 semanas Quarta-Feira | 4 fevereiro 2026 | 11:04

No Simples Nacional regime de caixa, o DAS entra quando o dinheiro cai, ñ quando emite a nota.
No teu exemplo
• Janeiro: faturou 20.000
--> registra o faturamento normal na contabilidade
--> ñ calcula DAS ainda, pq ñ recebeu
• Março: recebeu 10.000
--> aí sim esse valor entra na base do Simples
-->  provisiona o DAS só sobre os 10.000

This is a hobby, you don't have to believe it faithfully. CONTADOR - CRC ATIVO NA EMPRESA + DE 7 ANOS NO MERCADO
Se precisar de ajuda em algo pode chamar no  -- [email protected] (49) 9 9944-6301 
Aceito contratos/freelance/só chamar. Tenho contato profissional e pessoal, entrar em contato. 
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies