x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.763

Contabilidade e tesouraria de Igrejas Catolicas

RAIMUNDA NONATA FREITAS GUIMARAES

Raimunda Nonata Freitas Guimaraes

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2010 | 16:02

Olá Caros Colegas
Me formei em um curso técnico de contabilidade e fui convidada para trabalhar a contabilidade da igreja católica onde participo só que estou com muitas dúvidas sobre a contabilidade e tesouraria de Igreja católica, já vi alguns conteúdos que me esclareceram muitas coisas,mas abaixo tenho uma lista de questionamentos, no que vocês puderem me ajudar me fornecendo informações, base legal, modelos, todo que possa envolver esse tipo de contabilidade agradeço.

1 - Como controlar as entradas de dízimos e ofertas?
2 - Por ser uma paróquia é filial da Prelazia, existe um administrador paroquial, todos os documentos tem ser assinados por ele? Quais seriam de obrigação do Bispo assinar?

3 - Saídas de assistência social como qualquer tipo de donativo, pode comprová-las apenas com um recibo? O que deveria conter no recibo? Algum modelo disponível?

4 - A igreja não realizou a contabilidade do último ano, mas tem o regitro de caixa, e também não apresentou a declaração de pessoa jurídica? Qual a multa? E as consequências disto?

5 - A igreja durante mais de um ano, pagou uma pessoa para limpar a área da igreja, só que a pessoa era aposentada, e a tesouraria, fazia apenas um recibo para comprovar o pagamento. Não era feito RPA ( ou seja nada de pagar INSS) , nem foi feito contrato de prestação de serviços. Ele recebia férias e 13º, devido a redução de custos, ele foi dispensado, pagamos aviso prévio, saldo de salário, FGTS, INSS, enfim...como fosse um funcionário. A igreja pode ter alguma penalidade futura com o caso citado? Alguém teria algum modelo para o cálculo deste tipo de rescisão?

6 - Os funcionários devem possuir uma conta bancária, para recebimento do seu salário?

7 - Houve a necessidade se comprar um computador e uma mesa de som para a igreja que a loja não aceitou fazer a venda no crediário para a paróquia então o administrador comprou no cartão de credito dele para a igreja reembolsa este valor. Como a contabilidade deve tratar tal situação, já que o imobilizado é da igreja?
8 - Com relação à SEFIP que código de recolhimento deve ser informado?
9 - A que tipo de taxas e obrigações tributarias está sujeita a igreja?
10 - Que livros contábeis a igreja é obrigada a escriturar?
11 - Como é feito o encerramento do exercício?

Obrigada pela atenção e toda ajuda será bem vinda.
Se alguém possuir um modelo de relatórios financeiros para igreja e puder me enviar eu agradeço muito, estou iniciando no mercado de trabalho e necessito da compreensão de ajuda de vocês.
Muito Obrigado, muitas bênçãos e prosperidade a todos

Raimunda Nonata Freitas Guimarães
Técnico Contabil
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 23:01

Cara Raimunda, boa noite.

Inicialmente para melhor entendimento da contabilidade de uma igreja, sugiro ter em mãos, plano de contas específico desse segmento, que salvo engano, já foi objeto de postagem nesse Fórum.

Estude também a NBC T - 10.19, que trata dos aspectos contábeis das ENTIDADES SEM FINALIDADE DE LUCROS, que seria o seu caso.

A maioria das respostas às suas perguntas podem ser vistas em links já postados nesse fórum. A título de sugestão, clique aqui em Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=&sa=Pesquisar&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_topico.asp%3Fid%3D1215http://" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Pesquisar. Digite por exemplo, contabilidade de igreja.

Vários links aparecerão. Tente também por igreja católica e assim por diante.

Após utilizar dessa facilidade, poste as dúvidas remanescentes, que estaremos prontos a atendê-la, já que temos aquí, muitos colegas que trabalham com contabilidade do segmento em tela.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade