Raimunda Nonata Freitas Guimaraes
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOlá Caros Colegas
Me formei em um curso técnico de contabilidade e fui convidada para trabalhar a contabilidade da igreja católica onde participo só que estou com muitas dúvidas sobre a contabilidade e tesouraria de Igreja católica, já vi alguns conteúdos que me esclareceram muitas coisas,mas abaixo tenho uma lista de questionamentos, no que vocês puderem me ajudar me fornecendo informações, base legal, modelos, todo que possa envolver esse tipo de contabilidade agradeço.
1 - Como controlar as entradas de dízimos e ofertas?
2 - Por ser uma paróquia é filial da Prelazia, existe um administrador paroquial, todos os documentos tem ser assinados por ele? Quais seriam de obrigação do Bispo assinar?
3 - Saídas de assistência social como qualquer tipo de donativo, pode comprová-las apenas com um recibo? O que deveria conter no recibo? Algum modelo disponível?
4 - A igreja não realizou a contabilidade do último ano, mas tem o regitro de caixa, e também não apresentou a declaração de pessoa jurídica? Qual a multa? E as consequências disto?
5 - A igreja durante mais de um ano, pagou uma pessoa para limpar a área da igreja, só que a pessoa era aposentada, e a tesouraria, fazia apenas um recibo para comprovar o pagamento. Não era feito RPA ( ou seja nada de pagar INSS) , nem foi feito contrato de prestação de serviços. Ele recebia férias e 13º, devido a redução de custos, ele foi dispensado, pagamos aviso prévio, saldo de salário, FGTS, INSS, enfim...como fosse um funcionário. A igreja pode ter alguma penalidade futura com o caso citado? Alguém teria algum modelo para o cálculo deste tipo de rescisão?
6 - Os funcionários devem possuir uma conta bancária, para recebimento do seu salário?
7 - Houve a necessidade se comprar um computador e uma mesa de som para a igreja que a loja não aceitou fazer a venda no crediário para a paróquia então o administrador comprou no cartão de credito dele para a igreja reembolsa este valor. Como a contabilidade deve tratar tal situação, já que o imobilizado é da igreja?
8 - Com relação à SEFIP que código de recolhimento deve ser informado?
9 - A que tipo de taxas e obrigações tributarias está sujeita a igreja?
10 - Que livros contábeis a igreja é obrigada a escriturar?
11 - Como é feito o encerramento do exercício?
Obrigada pela atenção e toda ajuda será bem vinda.
Se alguém possuir um modelo de relatórios financeiros para igreja e puder me enviar eu agradeço muito, estou iniciando no mercado de trabalho e necessito da compreensão de ajuda de vocês.
Muito Obrigado, muitas bênçãos e prosperidade a todos
Técnico Contabil