Luduque
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá prezados (as) colegas, bom dia!
Estou precisando da ajuda de vocês frente algumas situações que aconteceram em uma empresa. Não sei como proceder para fazer os lançamentos contábeis das despesas abaixo descritas:
- A empresa é desenvolve software e muitas vezes o sócio ou um dos empregados é obrigado a fazer viagens para vários lugares até algum de seus clientes. Ao fazer tais viagens eles tem gastos (alimentação, pousada, etc.) e muitas vezes os lugares onde eles almoçam ou dormem não possuem nota fiscal, sendo assim, como devo proceder para fazer o lançamento de tais despesas no caixa da empresa?
- A empresa está situada em parte do imóvel onde um de seus proprietários mora e o imóvel é alugado. Como devo fazer o lançamento da despesa de aluguel já que ela é proporcional, ou seja, dividida com a casa? obs.: O contrato de aluguel está no nome da esposa do dono da empresa!
- Levando em conta o comentado anteriormente, como proceder no caso da conta de luz, já que a empresa (apesar de ocupar um pequeno espaço) gasta muito mais energia do que a residência? Obs.: a conta está em nome do proprietário do imóvel!
- Sei que o principio da entidade foi ferido, mas existe alguma forma de arrumar o caixa se o empresário comprou máquinas e equipamentos para a empresa utilizando o seu cartão de crédito pessoal, ou seja, preciso fazer com que contas feitas no passado de forma incorreta se torne correta, já que na verdade é a empresa que pagou por elas?
Desde já, agradeço muito pela atenção e ajuda!
Luciano