x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 3.211

Dúvidas Contábeis!

LuDuque

Luduque

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2010 | 10:49

Olá prezados (as) colegas, bom dia!

Estou precisando da ajuda de vocês frente algumas situações que aconteceram em uma empresa. Não sei como proceder para fazer os lançamentos contábeis das despesas abaixo descritas:

- A empresa é desenvolve software e muitas vezes o sócio ou um dos empregados é obrigado a fazer viagens para vários lugares até algum de seus clientes. Ao fazer tais viagens eles tem gastos (alimentação, pousada, etc.) e muitas vezes os lugares onde eles almoçam ou dormem não possuem nota fiscal, sendo assim, como devo proceder para fazer o lançamento de tais despesas no caixa da empresa?

- A empresa está situada em parte do imóvel onde um de seus proprietários mora e o imóvel é alugado. Como devo fazer o lançamento da despesa de aluguel já que ela é proporcional, ou seja, dividida com a casa? obs.: O contrato de aluguel está no nome da esposa do dono da empresa!

- Levando em conta o comentado anteriormente, como proceder no caso da conta de luz, já que a empresa (apesar de ocupar um pequeno espaço) gasta muito mais energia do que a residência? Obs.: a conta está em nome do proprietário do imóvel!

- Sei que o principio da entidade foi ferido, mas existe alguma forma de arrumar o caixa se o empresário comprou máquinas e equipamentos para a empresa utilizando o seu cartão de crédito pessoal, ou seja, preciso fazer com que contas feitas no passado de forma incorreta se torne correta, já que na verdade é a empresa que pagou por elas?

Desde já, agradeço muito pela atenção e ajuda!

Luciano

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2010 | 17:53

Questão : supondo que sua empresa seja lucro real, pode fazer o seguinte lançamento:
D-Despesas com Viagens
C-Caixa
Quando for fazer a apuração do Lucro real, basta você adicionar tais despesas, visto que as mesmas são descobertas de documento fiscal. O Ideal é ter uma conta única para tais despesas, como "despesas não dedutíveis" para facilitar no momento da adição;

Questão 2: faça um contrato de sublocação da parte ocupada pela empresa no imóvel junto à esposa do dono da casa, em nome da qual está o imovel. Geralmente nos contratos de aluguel tem cláusula nao permitindo sublocação, caso seja este o caso, vale a pena conversar com o proprietário para fazer dois contratos para separar as despesas.

Questão 3: Quanto à energia não tem como fazer a proporção sem colocar um medidor. Portanto, a solução é procurar uma casa elétrica e comprar um medidos interno para medir o consumo de cada parte. É uma solução barata e simples.

Questão 4: a solução para este caso seria um contrato de mútuo do sócio para a empresa, em que o sócio empresta o numerário referente às máquinas à empresa e esta faz o pagamento ao sócio conforme contrato. Lembre-se de que mútuo incide juros e IRRF.

Espero ter lhe ajudado.

LuDuque

Luduque

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 16:07

Muito obrigado pela ajuda Francisco Avelino Jorge, suas explicações foram muito importantes!

Grande abraço e um excelente fim de semana!

Marcos Di Girolamo Portillo

Marcos Di Girolamo Portillo

Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Financeiro
há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 15:13

Ola amigos, Boa tarde.

Tenho uma situação atipica, minha empresa foi contratada, como intermediadora de serviços, terei de contratar, restaurantes, para prestar serviços a meu contratante, mas o vinculo dos restaurantes será comigo e nao com o contratante, eu receberei uma NF com os valores a serem pagos para os restaurantes, pagarei, como eu devo proceder para repassar a cobrança ao contrante, foi sugerido, Nota de débito, é legal? podemos utilizar da Nota de Débito?

Grato e no aguardo

Marcos

Rafael Valadares

Rafael Valadares

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 14 anos Segunda-Feira | 1 novembro 2010 | 18:16

Ola a todos, estou com duvidas nas questões abaixo, peço a ajuda dos senhores. Obrigado

01 - O Capital Realizado é:
a - Capital Subscrito;
b - Capital a integralizar;
c - Capital integralizado;
d - Reserva de Capital.

02 - São Reservas de Capital, exceto:
a - Ágio na emissão de Ações;
b - Reserva de Lucros a Realizar;
c - Doações de Subvenções para investimentos;
d - Correção Monetária do Capital Realizado.

03 - Quando a empresa efetua ajuste de avaliação patrimonial de um Ativo (ex. terreno adquirido por R$ 90.000,00 que hoje vale R$ 100.000,00 a reavaliação é de R$10.000,00) esse fato acarretará no Patrimônio Líquido:
a - Redução de R$ 10.000,00;
b - Aumento de R$ 100.000,00;
c - Redução de R$ 100.000,00;
d - Aumento de R$ 10.000,00

04 - A Reserva Legal deixará de ser realizada quando atingir 20% do Capital Social ou quando atingir 30% somada as reservas de capital. Numa empresa com Capital de R$ 100.000,00 cujo lucro no ano foi de R$ 20.000,00 e não tendo ainda constituído Reserva Legal, esse valor será de:
a - R$ 1.000,00
b - R$ 5.000,00
c - R$ 6.000,00
d - R$ 2.000,00

05 - Na DMPL São itens que afetam o Patrimônio Líquido total, exceto:
( ) a - Redução pela proposição de dividendos;
( ) b - Lucro do Exercício;
( ) c - Aumento de Capital com lucros e reservas;
( ) d - Reavaliação de Ativos.

GENIVAL SOUSA LOPES

Genival Sousa Lopes

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 2 novembro 2010 | 14:57

boa tarde amigo

pois quero saber que meu cliente recebeu 3.000,00 de aluguel em um mes, porem so um mes e nau declara imposto de renda, pois fiz o calculo e ele vai pagar de IRPF 191,16, e nau sei qual codigo usar, ous e coloco o codigo de imposto de renda anual, qual o codigo devo colocal no darf.

genival sousa lopes
cotabilista.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Caro.

Primeiro vou editar sua mensagem e corrigir os erros de português bem como melhorar a linguagem de sua escrita.

Pois gostaria de saber o seguinte, meu cliente recebeu R$ 3.000,00 referente aluguel em um determinado mês, porém somente em um mês e não declara imposto de renda. Pois fiz o cálculo e ele vai pagar de IRPF R$ 191,16, e não sei qual código de recolhimento devo usar, ou se coloco o código de imposto de renda anual. Qual o codigo devo colocal no darf?

genival sousa lopes
contabilista.

Prezado, sua pergunta está em sala errada, todavia não me incomodarei em lhe ajudar, isto posto observe a resposta de sua dúvida e atente-se aos meus comentários em seguida.

Sabendo que em determinado mês seu cliente obteve rendimento de aluguel e que houve IRRF em R$ 191,16., preencha o darf com o código de receita 3208 e envie para o mesmo recolher aos cofres públicos.

NOTAS:

1 - Apesar de haver apenas uma retenção no ano corrente, mesmo assim será necessário elaborar a DIRF e entregar no exercício seguinte.

2 - Evite escrever suas dúvidas nas salas inadequadas pelo que demorarão muito em ser respondidas.

3 - Evite escreve em caixa alta(com caps lock acionada).

4 - Evite usar linguagem abreviada pois o idioma que o Competente Fórum Contábeis utiliza é o PORTUGUÊS e não o INTERNETÊS.

5 - A fim de suas mensagens não sejam editadas ou excluídas, procure com diligência e zelo apreciar as regras do Fórum Contábeis.

E, finalmente, nós estamos aqui para ajuda-lo, todavia é no mínimo interessante que o amigo também colabore com a boa disciplina e organização do deste Potente Portal de Informações GRATUÍTA.

Em virtude desse post haver perdido a essência inicial, o mesmo será trancado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade