x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.920

Fundo de Comercio

ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 13 anos Domingo | 14 novembro 2010 | 20:49

Boa noite,

Uma empresa enquadrada no Simples Nacional com a atividade de restaurante, estabelecido dentro de uma instituicao, recebeu uma indenizacao para deixar o local.
O que o socio fez? Demitiu os funcionarios, encerrou a conta bancaria, pediu uma paralização temporaria, e depositou o valor da indenizacao em sua c/c particular. Agora apos quase 01 ano está retornando as atividades em outro local e quer proceder a contabilidade de acordo com a legislação do CRC.
Como contabilizar esta indenizacao agora? seria um Fundo de Comercio?

Grata

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 10:04

Bom dia Ozilda.



Sem entrar no merido da questão, se a indenização foi depositada no banco da empresa, você deve consideraqr este valor como uma receita não peracional. Não pode contabilizar como fundo de comercio, porque com certeza não existe esta conta no seu ativo. Se tiver, entao vc esta correta.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 13 anos Domingo | 23 janeiro 2011 | 10:56

Olá Luiz, o valor foi depositdo na c/c particular do sócio. assim sendo, penso que na Empresa nada vai influenciar e sim o valor será informado e tributado no IRPF.
Abs,
Ozilda



Seu pensamento esta corretissimo. ;)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.