x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 741

declaração de bens

ANA CRISTINA SOUZA

Ana Cristina Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 15:15

Boa tarde,
Declaro em meu imposto de renda uma casa no valor de 90 mil, porem a mesma não tem registro, so possuo o contrato de compra e venda e é de terreno,e recentemente eu a vendi e a pessoa registrou o imovel como terreno no valor de R$ 8.900,00 como consta no iptu. Qual valor devo declarar? Ja que eu a vendi para comprar outro imovel usando o Fgts?

Deividi Leandro

Deividi Leandro

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 16:44

Boa tarde Ana Cristina,

Na venda do terreno não foi feito um contrato de compra e venda? Pelo que entendi vc já havia declarado a entrada do bem em declarações anteriores, e agora como ele registrou por um valor menor, isso acabaria gerando um perda de capital, o que poderia chamar a atenção do fisco.
Já vi um caso similar, e o que fez o colega foi registrar a saída pelo contrato de compra e venda que tinha um valor maior do que aquele que foi registrado. Até hoje ele nunca teve problemas com o fisco, mas nunca se sabe, essa situação é meio complicada.

Não é muita coisa mas espero ter lhe ajudado de alguma forma.

Abraço

MARCIO

Marcio

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 09:03

Bom dia a todos, sou novo e não sei se posso fazer essa pergunta aqui. Se não puder, pode deletar.
Se tenho em minha posse quadros que pertenceram a uma tia, e que estava guardado há anos em um porão e hoje apareceu um comprador (pagando um valor razoável e tributável), como proceder na declaração de IR se nunca foi declarado por ninguém?
Vou vender em meu nome. Obviamente que irei pagar o ganho de capital pelo valor total, mas como proceder na declaração? Coloco apenas agora ou retifico os ultimos 5 anos, acrescentando com um valor simbólico?
Realmente não sei como proceder.
Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.