x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 27.178

Certificação Digital Contador

José Graal Vieira Cancela

José Graal Vieira Cancela

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 09:46

Queridos colegas Bom dia!

com a nova carteira de identidade profissional do CRC, nos podermos inserir um certificado digital, para ter beneficios diversos juntos aos orgão publicos. ok!

Mas o que eu gostaria de saber e se eu como contabilista e com esta nova carteira eu posso ter acesso aos serviços na receita federal, conectiviade social, etc. sem que as empresas possua o certificação digital.

A minha duvida é o seguinte:

e necessario tambem a empresa ter um certificado digital ou o contabilista com sua certificação digital por meio da procuração eletronica passado a ele por seus clientes pode ter acesso as informações independente destas mesma possuirem certificação digital?

é necessario a empresa ter essa certificação?

por exemplo: para transmitir uma DIPJ, fazer a transmissão do SEFIP por meio do conectiviade social, solucionar pendencias na receita federal etc.

Andre Luis de Carvalho Bittencourt

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 11:09

Caro José,

Seus clientes podem optar por fazer uma procuração digital para o contador, sem que tenham que adquirir um certificado digital.

Neste caso, você deve elaborar a procuração no site da RFB e entregá-la ao seu cliente para que leve-a à RFB juntamente com uma cópia autêntica de sua carteira de identidade, para assinatura perante o funcionário deste órgão.

Caso o seu certificado tenha sido emitido para pessoa jurídica, será necessário informar o CNPJ de sua empresa e o seu CPJ na procuração.

Após a entrega da procuração na RFB, em um prazo máximo de 48 horas a procuração estará disponível em seu certificado digital.

Quando da entrega das declarações do cliente, o sistema verifica automaticamente se as procurações constam do seu certificado.

Para solucionar pendências através do E-CAC, você deve utilizar a opção de atuar como procurador e informar o CNPJ ou CPF do seu cliente.

Luziane Almeida da Cunha

Luziane Almeida da Cunha

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 22:13

Olá também tenho duvidas sobre Certificação Digital.
O Meu CRC é provisório não consigo tirar a nova carteira do CRC por que minha Faculdade deu o prazo de entrega do meu diploma até ano que vem, com o meu registro sendo provisório não consigo ter a certificação digital do meu registro? e por ser provisório meus clientes não podem passar essa procuração no meu nome? Se eu não conseguir a certificação digital, vai ser necessário ter para meu escritório?

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 13 anos Sábado | 14 maio 2011 | 12:33

Cara Luziane,

O certificado digital está relacionado ao CPF ou CNPJ e não ao seu registro no CRC.

A inserção de um chip criptográfico que permite a gravação de Certificados ICP-Brasil é apenas uma funcionalidade da nova carteira do contabilista.

Você poderá fazer um certificado digital em seu nome ou em nome de sua empresa, obter as procurações dos seus clientes e utilizá-lo independente de ter ou não o seu registro definitivo.

Claudineia Fernandes

Claudineia Fernandes

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 16:43

Gente tenho uma duvida acho que maior ainda
Para que eu possa enviar gfip/Sefip dos meus clientes atraves do e-CRC na hora de cadastra-lo eu preciso ter CEI ? é isso mesmo, pq eu entrei no site da Receita federal e num consegui efetuar o cadastro com medo de fazer algo errado, será que alguem pode me ajudar?

Claudineia Fernandes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade