x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 27.049

Certificação Digital Contador

José Graal Vieira Cancela

José Graal Vieira Cancela

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 09:46

Queridos colegas Bom dia!

com a nova carteira de identidade profissional do CRC, nos podermos inserir um certificado digital, para ter beneficios diversos juntos aos orgão publicos. ok!

Mas o que eu gostaria de saber e se eu como contabilista e com esta nova carteira eu posso ter acesso aos serviços na receita federal, conectiviade social, etc. sem que as empresas possua o certificação digital.

A minha duvida é o seguinte:

e necessario tambem a empresa ter um certificado digital ou o contabilista com sua certificação digital por meio da procuração eletronica passado a ele por seus clientes pode ter acesso as informações independente destas mesma possuirem certificação digital?

é necessario a empresa ter essa certificação?

por exemplo: para transmitir uma DIPJ, fazer a transmissão do SEFIP por meio do conectiviade social, solucionar pendencias na receita federal etc.

Andre Luis de Carvalho Bittencourt

Andre Luis de Carvalho Bittencourt

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 11:09

Caro José,

Seus clientes podem optar por fazer uma procuração digital para o contador, sem que tenham que adquirir um certificado digital.

Neste caso, você deve elaborar a procuração no site da RFB e entregá-la ao seu cliente para que leve-a à RFB juntamente com uma cópia autêntica de sua carteira de identidade, para assinatura perante o funcionário deste órgão.

Caso o seu certificado tenha sido emitido para pessoa jurídica, será necessário informar o CNPJ de sua empresa e o seu CPJ na procuração.

Após a entrega da procuração na RFB, em um prazo máximo de 48 horas a procuração estará disponível em seu certificado digital.

Quando da entrega das declarações do cliente, o sistema verifica automaticamente se as procurações constam do seu certificado.

Para solucionar pendências através do E-CAC, você deve utilizar a opção de atuar como procurador e informar o CNPJ ou CPF do seu cliente.

Luziane Almeida da Cunha

Luziane Almeida da Cunha

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 22:13

Olá também tenho duvidas sobre Certificação Digital.
O Meu CRC é provisório não consigo tirar a nova carteira do CRC por que minha Faculdade deu o prazo de entrega do meu diploma até ano que vem, com o meu registro sendo provisório não consigo ter a certificação digital do meu registro? e por ser provisório meus clientes não podem passar essa procuração no meu nome? Se eu não conseguir a certificação digital, vai ser necessário ter para meu escritório?

Andre Luis de Carvalho Bittencourt

Andre Luis de Carvalho Bittencourt

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 12 anos Sábado | 14 maio 2011 | 12:33

Cara Luziane,

O certificado digital está relacionado ao CPF ou CNPJ e não ao seu registro no CRC.

A inserção de um chip criptográfico que permite a gravação de Certificados ICP-Brasil é apenas uma funcionalidade da nova carteira do contabilista.

Você poderá fazer um certificado digital em seu nome ou em nome de sua empresa, obter as procurações dos seus clientes e utilizá-lo independente de ter ou não o seu registro definitivo.

Claudineia Fernandes

Claudineia Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 16:43

Gente tenho uma duvida acho que maior ainda
Para que eu possa enviar gfip/Sefip dos meus clientes atraves do e-CRC na hora de cadastra-lo eu preciso ter CEI ? é isso mesmo, pq eu entrei no site da Receita federal e num consegui efetuar o cadastro com medo de fazer algo errado, será que alguem pode me ajudar?

Claudineia Fernandes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.