x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.585

Certificado Digital Escritorio Contábil

Tiago da Silva Albino

Tiago da Silva Albino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 10:51

Bom dia, estou iniciando minhas atividades como escritorio de contabilidade, e minha dúvida é: quais tipos de certificados digitais precisarei para poder informar as declarações e tudo mais de meus clientes. Outra questão é: meu CRC ja é um certificado digital? Sendo que ja tenho a nova carterinha que vem com chip. Li alguma coisa na internet mais não me fico muito claro.

Agradeço a atenção de todos

Att

Tiago Albino
Contador
Franti Contabilidade
0Oculto

Tiago da Silva Albino
Franti Contabilidade
048 3438 5479
[email protected]
https://www.franticontabilidade.com.br
Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 14:02

Bom Tarde Tiago,

Para seus cliente geralmente necessita de e-CPF, más deve verificar se eles emitem NF-e, pois é necessario e-CNPJ, se for obrigatorio ao ECD tem que ser e-CPF. A sua carteirinha não é uma certificado, ao não se você solicitar para alguma certificado. Sendo omologado pelo ICP-Brasil.

Guilherme Augusto de Souza Xavier

Guilherme Augusto de Souza Xavier

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 20:03

Boa noite Thiago,
Tenho um escritorio de contabilidade tambem (bem novinho, 3 meses)!!!
Me precipitei para fazer o certificado digital por ocasiao da nova conectividade social e pelo que eu andei dando uma olhada me dei mal por fazer o e-CPF.
Na nova conectividade social ja ouvi falar que funcionara da seguinte forma:
Cada cliente meu tera que ter seu certificado digital para a transmissao das informações junto ao FGTS, pois sendo assim cada empresa se responsabilizara por assinar eletronicamente as transmissoes, é como se fosse com o disquete!
Uma vez que seu cliente nao esteja obrigado a adquirir o certificado digital voce podera fazer as comunicaçoes com o seu e-CNPJ, isso siginifica que o seu escritorio é responsavel pelas informações transmitidas, sendo assim voce, pessoa fisica nao podera assumir esta responsabilidade, pois seu cliente tem vinculo com a sua EMPRESA.

Espero poder esclarecido um pouco sua duvida!
Um conselho, deixe para adquirir seu certificado quando nao der para voce fazer mais nada sem ele, sendo assim voce podera evitar erros que outros irao ter ate o ajuste total do sistema.

Sds.

Guilherme Augusto
AUGUSTO CONTABILIDADE
(62) 8441-0200

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.