x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 4.177

Pagto. Faculdade funcionario.

Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 16:35

Prezados,

A empresa que estou contabilizando é Lucro Real e paga 50% da mensalidade de alguns funcionarios e paga integral a escolinha do filho de uma funcionaria, como contabilizar estas despesas? Visto que em 2010 foi contabilizado para uma conta chamada Serv. Prestados P.F, creio que foi contabilizado errado e me surgiu esta duvida, algume pode me ajudar por gentileza?
Agradeço,
Silvana.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 07:31

Silvana Silvestre Dias

Seja bem vinda ao forum
Convem que voce veja a Lei n.º 8212/1991. Talvez não está sendo contabilizado com Bolsa de Estudo para não fazer parte da base de cálculo do INSS.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 11:31

Silvana Silvestre Dias

Não importa a conta que seja lançado. Se o valor faz parte da base de cálculo não tem que esconder, porque estará havendo sonegação.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 13:27

boa tarde

Poderia ser também na conta "Formação Profissional dos Empregados"

Att

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 14:27

O nome da conta seja Bolsa de Estudos ou qualquer outra sugestão não é tão importante quanto a fato de que, dependendo do tipo de bolsa, incidirá INSS, FGTS e IR.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 14:47

Messias.. Então, o pagamento é feito desta forma: dos pagamentos da faculdade o funcionario passa o boleto que esta em nome do mesmo para a empresa e a empresa o reembolsa, o RH faz uma carta informando sobre o que é aquele valor e só, quanto ao valor da escolinha do filho de uma funcionaria ela somente passa o boleto para a empresa pagar. Perguntas:
A empresa teria que informar em folha que beneficia tal funcionario, mesmo não descontando este valor do mesmo?
O curso que tal funcionario faz tem que ser profissionalizante, ou seja, que seja voltado para a atividade da empresa?
E a escolinha do filho da funcionaria, é auxilio escola?
Por isto a sua posição sobre que tipo de bolsa seria? O curso da faculdade é voltada a atividade da empresa, a escolinha ja não é, e tambem tem pagamento de curso de ingles, pois para a recepção é necessário. Como seria o procedimento nestes casos?

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.