Débora Felizardo
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar EscritórioBoa Tarde!
Estou reorganizando o caixa de uma empresa (Igreja) que optou pelo Regime de Caixa, porém estava misturando na parte contabil com o Regime de Competência, vou alterar o plano de contas e organizar as contas nesse ano e preciso tirar algumas duvidas que de tanto ler sobre o asunto fui confundindo.
As duvidas seriam as seguintes, levando em consideração que é REGIME DE CAIXA:
* O pagamento dos funcionários é feito dentro do próprio mês pago no dia 30, posso fazer a apropriação dentro do próprio mês ou não, por ser regime de caixa nem dentro do mesmo mês posso apropriar, só faço o pagamento?
* E os impostos? IRRF, INSS e outros que são pagos no vencimento correspondente no mês seguinte? Aproprio? Eles podem continuar com o vencimento fora do mês?
* Lanço todos os pagamentos direto em despesa e não aproprio nenhum nas contas do Passivo isso?
* Caso ocorra um desconto numa NF de compra (Literaturas), como faço esse lançamento?
* Se a contabilidade é feita através do Livro Caixa posso usar as contas Caixa e Banco separadas? Ou para isso teria que ser balancete?
* Uma igreja pode optar pelo Regime de Competência? Ou só Caixa?
Eu sei que são muitas perguntas, mas agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar, nem que fosse cada um com uma resposta que fosse de seu conhecimento.
Desde ja, muito obrigada!
Dèbora