x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 916

[AJUDA] Leasing

Ricardo Hugo de Oliveira

Ricardo Hugo de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 16:04

Boa tarde. Meu nome é Ricardo Hugo.
Estou me formando agora em contabilidade e estou com um problemão em mãos.

Um dos meus cliente fez a aquisição de um veículo em 2008 e nunca lançou na contabilidade da empresa. Acontece que ele já finalizou o pagamento do leasing e transferiu o carro para a empresa. Agora querem vender o veículo para um terceiro.
Eu sei que ele tem que emitir nota, certo?!

Entrei em contato com o Fiscosoft e e informaram que com relação ao contábil basta ele fazer um ajuste no exercício anterior. Só que o balancete já está impresso. Como fazer isso?

E com relação ao fiscal?

Agradeço desde já se puderem me ajudar.

Att
Ricardo Hugo

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 11:21

Ricardo
Bom dia


O ajuste contábil do exercicio anterior é previsto na legislação contábil,é importante que vc tenha os documentos habeis para fazer o registro, neste caso os lançamentos serão de:

D - (A) - Imobilizado
C - (PL) - Ajuste de exercicios anteriores

Como se trata de um imobilizado vc deverá tb verificar os ajustes de depreciação, sempre fazendo a contra partida contra a conta do PL.

Na base legal (RESOLUÇÃO CFC Nº 1179/09) vc tb encontra mais informações, se a empresa for comercial vc deverá tb fazer o registro agora e informar no Livro de Termos de Ocorrencia.

Acesse este link para obter a legislação do CFC na integra.


Heloisa Motoki

Ricardo Hugo de Oliveira

Ricardo Hugo de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 15:36

Certo Heloisa, foi o que eu imaginei mesmo. Deu até para me acrescentar algumas coisas lendo as normas.
Meu problema agora é com o Fiscal. Eu vou ter que emitir a nota, mas por ser um lançamento extemporâneo, eu não consigo proceder.
Se você souber como me ajudar, fico grato.

Antes de qualquer coisa vou desabafar.
Entrei num escritório de advocacio e consultoria onde eu "sou" o único contabilista presente na empresa. Eu me forme em contabilidade esse ano. Entrei aqui e já me jogaram esse problema. Então estou meio perdido. Por isso estou atrás de ajuda.

Grato desde já pela compreensão.
Ricardo Hugo

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 09:11

Ricardo
Bom dia

No ambito fiscal é importante que vc identifique a nota fiscal de origem da operação, se a compra inicial foi feita na PF e este vendeu para empresa sugiro que vc verifique como isso ficou registrado no IRPF e no registro de transferencia do veiculo.

Tendo essa informação faça a emissão da nota fiscal agora informando o erro nos livros de ocorrencia da empresa e posteriormente faça a venda.

O valor da operação vai depender de como ficou registrado.

É importante que vc veja tudo isso antes de regularizar a contabilidade, pois a mesma dependerá dessas informações.

Quanto aos "problemas" são correntes em nossa profissão, aqui no fórum vc encontrará bastante ajuda para suas duvidas, não encontrando faça a postagem e procure tb pela internet pois é uma fonte rica de informações.

Buscando a solução destes "problemas" vc só tem a aprender, não há melhor escola.

Boa sorte!
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.