x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 77.938

Lançamento de Provisão

PAULO EDUARDO MORENO MOREIRA

Paulo Eduardo Moreno Moreira

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 11:36

Bom dia!

estou com dúvida se posso lançar uma provisão desse jeito.

Exemplo:

Comprei um caderno no dia 02/03, e só vou pagar dia 10/03.

Eu posso lançar: 02/03 - Débito - Despesa Material de Escritório Crédito - Fornecedor a pagar
10/03 - Débito - Fornecedor a pagar Crédito - Caixa

Eu não sei se posso fazer esse tipo de lançamento dentro do próprio mês, ou meses diferentes.

Alguém pode me ajudar?

obrigado.

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 11:41

"Provisão é uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência."

Acredito que você possa fazer sim Paulo.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 11:55

Por nada Paulo,

CPC 25 - PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Weslley Mesquita

Weslley Mesquita

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:04

Prezado Paulo bom dia,

Provisão se lança por competência. Exemplo: compra de material de escritório a prazo , dia 20/02 e pagamento dia 03/03:

Lançamento pela compra competência fev

D- Desp Com material de escritório
C- Fornecedores


Lançamento pela baixa ou pagamento 03/03

D-Fornecedores
C- Caixa

Agora se for o pagamento no mesmo mês, lança em despesa direto, sem fazer provisão com base no princípio da contabilidade.


Abraços, espero ter ajudado vc!!

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:17

Wesley,

Me desculpe se estiver errado, mas acredito que mesmo que o pagamento ocorra no mesmo mês, sendo em data diferente da fato gerador da obrigação, estamos tratando do Regime de competência, certo?

Pelo menos é o meu entendimento em relação ao CPC 25, por favor, me corrija se estiver errado.

Até porque acredito que estejamos falando de um passivo, onde um fornecedor faturou a compra para pagamento numa data futura, mesmo sendo está data dentro do mês.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Josiane Schneider

Josiane Schneider

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:58

A respeito da provisão e do pagamento no mesmo mês tem um lado gerencial também, um exemplo simples: se a movimentação da empresa for muito grande, pode-ser ter N fornecedores de material de escritório por exemplo, assim se quizer fazer um levantamento do que foi pago a um fornecedor X é mais fácil puxar um razão por fornecedor do que ficar catando nas depesas esse fornecedor.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 17:37

Boa tarde Paulo Eduardo.

Paulo Eduardo Moreno Moreira, escreveu

Bom dia!

estou com dúvida se posso lançar uma provisão desse jeito.

Exemplo:

Comprei um caderno no dia 02/03, e só vou pagar dia 10/03.

Eu posso lançar: 02/03 - Débito - Despesa Material de Escritório Crédito - Fornecedor a pagar
10/03 - Débito - Fornecedor a pagar Crédito - Caixa

Eu não sei se posso fazer esse tipo de lançamento dentro do próprio mês, ou meses diferentes.

Alguém pode me ajudar?

obrigado.


Paulo, não somente pode como deve. Nosso Código Civil no seu artigo 1.183 reza entre outras, que a escrituração feita no Diario deve ser por ordem cronologica de dia, nesse caso, como diz o ditado, cada dia é uma dia. :)

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Lisandra Silveira Adamski

Lisandra Silveira Adamski

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 17:45

Boa tarde, gostaria de saber de estes lançamentos da provisão e do pagamento simples nacional estão corretos:

Provisão:
D - caixa/ banco cta movimento (AC)
C - receita de vendas (CR)

D - (-) simples nacional (CR)
C - simples nacional a recolher (P)

Pelo pagamento:
D - simples nacional a recolher (P)
C - caixa/banco cta movimento (AC)

Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 21:48

Boa noite, tenho que fazer uma provisão de uma folha de pagamento, mas, estou um pouco perdido. Gostaria se possivel uma descrição detalhada das provisões de folha de pagamento, (FGTS, INSS, prolabore,adiantamento de salario, salarios, contribuições sindical, ferias, 1/3 sobre ferias, 13 salario, salario familia, comissões, gratificação, adicional noturno, retenção INSS descrito em notas fiscal de prestação de serviço, salario maternidade, etc).

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.