Boa Tarde,
Prezado Edvaldo,
De fato a troca de experiências é maravilhosa, eu aprendo todos os dias aqui e em outros fóruns.
Vamos lá...
A Cristina Bispo, informou que a empresa dela fez doacao de algo que estava na escrita contabil dela, pois como apresentei a contabilizacao quando da aquisicao, considerando que ela nao controla material de uso e consumo no estoque, entao com certeza ela contabilizou no resultado, salvo alguem possa se manifestar que exista outro tipo de contabilizacao, eu particularmente desconheco.
Se a titulo de exemplo ela recebeu um material de uso e consumo e colocou no resultado e ela deseja doar, supondo que este material tenha sido adquirido por R$ 1.000,00 ao fazer a doacao, ele deixara de existir fisicamente na empresa e devera ser remanejada a conta de débito que antes era Resultado em Material de Uso e Consumo e passou a ser Doacao, entrega deste material a terceiros, bem como uma nota fiscal para acompanhar esta mercadoria sera:
D - Doacao (Resultado)
C - Material de Uso e Consumo (Resultado)
Desta forma passando a deixar de existir este material no mundo contabil da empresa dela, pois ela entregou em doacao, remanejando o valor para a conta doacao.
Edvaldo,
Se voce quiser fazer a doacao por valor simbolico, ok para beneficiar por exemplo quem ira receber, pois que ira receber lá a contabilidade tera que registrar no resultado como receita operacional/não operacional depende, logo lá sera D - Material de Uso e Consumo (ativo) se controlar o estoque e C - Doacao - Resultado.
Quando se trata de produto e voce recebeu por 1.000 quer doar simbolicamente por 20,00 ficara com 980 no seu resultado que não é uma verdade, poderá ser questionado pelo fisco, porque na realidade voce nao tem esta despesa.
Percebo que quando voce fala em valor simbolico, voce tem um olhar somente para a parte fiscal, porem na contabiidadel existe o produto fisicamente e nele é atribuido um valor, e analise tera que ser realizada que contabilizacao voce fez na aquisicao, pois neste exemplo na doacao,voce podera ter um problema se desejar fazer a doacao por um valor simbolico.
Estou a disposicao se ainda pairar duvida acerca deste post.
Cordialmente,
Claudionei Santa Lucia