x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.765

Incorporação de bem em capital social e cisão

Jaly Dib

Jaly Dib

Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 14 anos Domingo | 8 abril 2012 | 01:42

Boa noite pessoal, espero que possam me ajudar.

Meu falecido sogro deixou 60% de uma LTDA para as 2 unicas filhas, sendo que os outros 40% ja eram de uma delas (minha mulher no caso).
A empresa possui um imovel (galpao) que nao fora integralizado ao capital social da empresa, sendo que o atual capital da empresa é de 172 mil, e o valor aproximado do galpao é de 300 mil.
1º. Como fazer a incorporação deste imóvel pagando o menos imposto possivel?
2º. minha mulher quer sair da empresa, porém como ja fora combinado com a irmã, ela ficará com o galpão, e para isto teremos que fazer uma cisão, é isso neh?

3º - Alguem tem uma ideia melhor, de como fazermos para ela sair da empresa, porém ficar com o galpão?

Aguardo ajudass...

Abraços

Fabi Oliveira

Fabi Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 8 abril 2012 | 18:45

boa noite Jaly Dib,

a cisão só acontece na transferencia do patrimonio entre duas empresas, a transferencia entre sociedade e pessoa fisíca - que seria o caso da sua esposa - não é considerada cisão.

não ficou muito clara a sua pergunta, pois primeiro vc diz que o galpão é da empresa e depois menciona que ele nao foi incorporado ao capital... dá a entender que a empresa adquiriu o galpao e ele esta no imobilizado da empresa, o que seria impossível, visto que nao teria a contrapartida desse investimento.

mas vamos lá,
se o galpao nao esta como imobilizado da empresa;

a integração desse galpão há empresa, só poderá ser feito mediante aumento do capital social, a não ser que tenham esse valor disponível e queiram fazer como simples venda de pessoa fisica para juridica.

agora, se sua esposa combinou com a sua irmã sobre o galpão, e ele nao faz parte do capital social da empresa, nao vejo porque coloca-lo como tal, para depois tira-lo novamente. o mais viável, seria um acordo entre as duas, para que a empresa fosse transferida em sua totalidade para a segunda irmã, e o galpao em sua totalidade para sua esposa.

seria a forma menos onerosa de resolver a situação.

"A Escrita, Compreendi, foi invenção não de um poeta, mas de um Contador, na necessidade de fazer registros".
Jaly Dib

Jaly Dib

Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 14 anos Domingo | 8 abril 2012 | 23:15

Primeiramente muito obrigado a Fabi Oliveira pelos esclarecimento

Sendo assim passo a esclarecer algumas coisas...

1º. Imobilizado da empresa eu não sei o que é...me desculpe a ignorancia, mas é bem que não fora incorporado?

2º. Quanto ao seu ultimo parágrafo, é bem isso que queremos fazer, a empresa na totalidade irá para a irmã dela e o galpão para minha esposa, porém como iremos fazer isso? seria uma venda de pessoa jurídica para pessoa física? primeiro faço a venda de quotas da minha esposa pra ela? como é feita a venda?

3º. quando me referia a cisão, eu iria abrir uma individual para minha mulher, com administradora de bens, para não incindir itbi e demais impostos...

Aguardo mais esclarecimentos...e desde já agradeço a atenção.

Fabi Oliveira

Fabi Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 09:41

bom dia Jaly,

Imobilizado é uma conta da empresa, composta por bens que fazem parte do operacional da empresa. por exemplo, se o galpão é a sede da empresa, ele é um imobilizado.

agora se o galpão foi adquirido apenas para possível valorização e ganho futuro, ele é um investimento.

a pergunta é: ele já esta contabilizado na empresa? esta no balanço patrimonial da empresa?

pois se tiver, você precisará proceder a venda do bem em questão.

se não está, aconselho a não coloca-lo, porque seria colocar para retirar depois. melhor fazer um acordo entre as partes, e já transferir o bem em sua totalidade pra sua esposa no momento da partilha.

porque independente da forma como você queira fazer,como seu sogro já faleceu, tudo precisará ser resolvido após a partilha. o que as duas irmãs poderiam fazer, é já no momento da partilha, especificarem o que ficará com quem. e pagar os impostos surgentes da divisão da herança.

"A Escrita, Compreendi, foi invenção não de um poeta, mas de um Contador, na necessidade de fazer registros".
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies