x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 27.248

Como calcular o custo mensal de um funcionário?

Paula Aparecida

Paula Aparecida

Bronze DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 16:21

Prezados, quero contratar uma pessoa para trabalhar em meu escritório (para o primeiro emprego) a qual objetivo para o valor do salário estadual de SP (R$ 690,00).
Entrei em um site "RH Portal" onde tem um local que coloco o valor do salário e se a empresa é optante pelo simples ou não, o valor do vale transporte e o site faz uma simulação dos encargos trabalhistas, porém, não entendi os descontos a título de INSS.
Vejam: segundo esse calculo para uma empresa não optante pelo simples como é o caso e com um salário de R$ 690,00 + VT, eu pagaria:
R$ 104,00 de Vale Transporte
R$ 198,72 de INSS
R$ 58,65 de FGTS
Desconto:
INSS no valor de R$ 11,00
Vale Transp. no valor de R$ 41,40
Está correto o cálculo feito por este site no que se refere ao inss?

A dúvida é: Como deve ser calculado o INSS?
Qual o valor que será recolhido e qual o valor que devo descontar da funcionária (porcentagem)

Desde já agradeço pelas orientações

Att.,

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 13 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 16:25

Ola Paula,

Depende muito do ramo de atividade da sua empresa, mas geralmente se for comercio, seria em torno de 28% da folha de pagto.
Mas consulte seu escritorio contabil, ele terá mais elementos para confirmar os valores corretamente. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Paula Aparecida

Paula Aparecida

Bronze DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 16:31

Prezado Sr. José Cisso, obrigada por sua reposta, mas qto ao fato de eu consultar meu escritório contábil, gostaria de dizer que sou autônoma e juntamente com meu sócio, estamos pensando em contratar uma pessoa para nos auxiliar no escritório, assim se o valor for viável, iremos constituir a sociedade de adv. mas para isso precisamos de uma previsão, por isso não temos um escritório contábil. Eu tenho conhecimento de todos os outros encargos trabalhistas, apenas fiquei em dúvida quanto seria o valor pago a título de INSS e qual a porcentagem devo descontar da possível funcionária.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 16:57

Boa tarde Paula !

O custo você vai calcular sem os descontos do funcionário, ou seja, o valor bruto do salário mais adicionais, FGTS e INSS que é a parte da empresa.

Veja no site que você calculou, o desconto deve ser 8% e a parte da empresa pelo que você colocou 20,80%.

É que a guia de recolhimento do INSS soma o desconto do funcionário com a parte da empresa, aí se você fazer o custo somanto o total da guia vai ficar 8% mais caro seu custo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 17:11

Vou deixar um exemplo de apuração do custo:

1.Resumo da folha de pagamento:
Salario bruto....... 690,00
(-)Desc. INSS 8%.... 55,20
(-)Desc. C.Sindical. 23,00 (1 dia trabalho/ano)
Valor líquido....... 611,80

2.Encargos Trabalhistas - sobre 690,00
FGTS 8,50%...... 58,65
INSS 20,80%..... 143,52

3. Custo
Salário......... 690,00
Encargos
FGTS 8,50%...... 58,65
INSS 20,80%..... 143,52
Total Custo..... 892,17

Este é um exemplo apenas, apesar de tomar por base o mesmo salário de 690,00.
Precisa confirmar o valor percentual do INSS da parte patronal, cada categoria tem um valor diferenciado e é área trabalhista onde tem outra sala para orientar.
O exemplo é para calcular o custo, o que ocorre é que a guia do INSS é recolhida com os dois valores, o desconto do funcionário e a parte patronal, por isso o cuidado ao calcular.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 17:14

muito bom a sua explicação Gilberto!!

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 18:28

Não esqueçe de levar em conta o valor do 13ºsalario e ferias, que deverá ser provisionado td mes.O valor pago a 3ºterceiros na guia do INSS tbm varia, mas a diferença é pouca.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 abril 2012 | 08:05

Bom dia a todos !

Alcir, peguei do exemplo que a Paula postou logo acima, mas como falei é apenas um "exemplo de cálculo de custo", a forma que se deve calcular.

Guto, bem lembrado, tem 13º salário e férias que devemos provisionar, vamos complementar:

1. Salário mensal....... 892,17
2. 13º salário 1/12..... 74,34 (892,17/12)
3. Férias +1/3 - 1/12... 99,13 (892,17+297,39/12)

Total Custo mensal..... 1.065,64

Lembrando que é um exemplo de como calcular o custo de um funcionário, os percentuais dos encargos precisam ser confirmados de acordo com a categoria do Setor, pois não tenho esta informação.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade