
Katia Faleiro
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Sou contadora e estou começando agora na área. Sou funcionária de uma empresa e gostaria de prestar serviços para outra empresa como contadora. Posso assinar normalmente como contadora autônoma?
respostas 4
acessos 1.025
Katia Faleiro
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Sou contadora e estou começando agora na área. Sou funcionária de uma empresa e gostaria de prestar serviços para outra empresa como contadora. Posso assinar normalmente como contadora autônoma?
Carlos Alberto Barbosa Muller
Prata DIVISÃO 4 , Proprietário(a)Boa tarde Katia.
Contador é um profissional liberal.
Portanto, nada impede de ser empregado numa empresa e assinar por outra, desde que esteja inscrito regularmente no conselho, como autonomo na Prefeitura e cadastrado no INSS.
Atenciosamente,
Carlos Muller
Katia Faleiro
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Tiago de Lannes
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)BOm dia Kátia,
Como você já é empregada você já possui o cadastro no INSS (PIS), deverá gerar um matricula CEI para vincular ao certificado digital para que possa figurar como responsável pelo envio de GFIP de seus clientes. E esta matricula CEI não tendo empregados não irá gerar custo a você, é apenas para que figure como responsável. Agora caso não queira realizar a matricula CEI você pode colocar o seu cliente como responsável pelo envio da GFIP e pegar com o ele o certificado digital dele para o envio das declarações.
Precisa também está inscrita na prefeitura porque neste caso será contribuinte de ISSQN.
Deverá reter 11% dos seus honorários a titulo de INSS, salvo se você já contribuir com o teto maximo da previdência que hoje é R$ 3916,20. Desta forma você emitirá o RPA por exemplo:
Honorário: 1000,00
INSS 110,00
Liquido: 890,00
Deverá informar o valor do honorário na GFIP do seu cliente, e o mesmo ficará responsável pelo recolhimento da retenção de 110,00.
Como amigo Carlos lhe explicou, você terá que está registrada no conselho. Vale lembrar que como exercerá atividade também como profissional liberal, será devida 2 anuidades ao Conselho uma como profissional e outra como escritório individual.
Abraços, espero ter lhe ajudado.
Tiago
Katia Faleiro
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Obrigada Tiago suas explicações foram muito claras.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade