x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 928

Contabilidade no regime de cx

Henrique

Henrique

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 08:17

Bom dia.

Eu tenho uma divuda sobre a contabilidade no regime de caixa. Onde eu trabalho usavamos o regime de competencia até chegar um "analista" e nos recomendar o primeiro.

Então, a duvida é sobre a contabilização no regime de caixa s/ a folha de pagto . O analista sugeriu a seguinte forma de contabilizar que misturou regime de cx com de competencia:

D -Salario ( despesa )
D - Inss/Fgts/Contribuições ( passivo)
D - honorario/pro-labore ( despesa )
C - Caixa

Isso vai ficar certo?

Claudio Couto Jr.

Claudio Couto Jr.

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 08:36

Bom dia Colegas...

Acredito que o "analista" se referia a escrituração do LIVRO CAIXA!
Que é diferente de escrituração Contábil! Realmente empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido, pode optar por escriturar apenas o Livro Caixa.. Que nada mais é que registrar as operações da empresa pelas Entradas e Saídas de Caixa!!
Nesse Caso não há Contabilidade em si... Apenas o Caixa..

Aconselho a Leitura da NBC T 19.41, que fala da contabilidade para pequenas e médias Empresas.

Att.

Diego Oliveira Santana

Diego Oliveira Santana

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 11:35

Concordo com o que o Guto postou, pois toda e qualquer entidade precisa ter escrituração contábil, com exceção do MEI. O livro caixa serve apenas para fins fiscais.
Desse modo, os lançamentos precisam ser realizados com base no regime de competência.

Diego Oliveira Santana
CRC 1SP292724
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies