Dilson Moreira
Prata DIVISÃO 2 , Chefe FinanceiroSou obrigado a fazer a provisão de 13º e férias mensalmente, ou seja, 1/12 avos ao mes, ou não.
PS. Sou tributado pelo Lucro Real Trimestral.
respostas 4
acessos 2.390
Dilson Moreira
Prata DIVISÃO 2 , Chefe FinanceiroSou obrigado a fazer a provisão de 13º e férias mensalmente, ou seja, 1/12 avos ao mes, ou não.
PS. Sou tributado pelo Lucro Real Trimestral.
Joao Aparecido de Jesus
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Caro colega, você é obrigado a fazer estas provisões, bem como os encargos de inss e fgts tanto para férias como para 13º salário mensalmente, em virtude de que a despesa no final do mês já se considera ocorrida, e também para que você possa deduzir da Base de Calculo do IRPJ. OK., tomara que eu tenha conseguido te ajudar. OK. qualquer dúvida entre em contato.. João Aparecido
M Messias Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeO fisco não ficará "chateado" se voce não fizer a provisão. Isto porque se voce não fizer estas provisão vai gerar um lucro maior nos 3 primeiros trimestre que será tributado e, gerar um prejuizo ou um lucro menor no ultimo trimestre.
Em suma, se vc não fizer as provisões estará adiantando ao Fiscos os Tributos e consequentemente dando um prejuizo para a empresa que voce contabiliza.
Melissa de Toledo
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeDevo fazer a provisão de 13o. também nos meses de Novembro e Dezembro??
Grata
Francisco Délio
Prata DIVISÃO 3 , Gerente ContabilidadeBom dia a todos!
Essas provisões são elaboradas e contabilizadas em respeito ao Princípio da Competência. As férias e 13º salário sevem ser aprorpiadas 1/12 avos, exatamente para cumprir esse propósito.
Ao provisionar essas duas operações, a empresa está reconhecendo que a cada mês, o funcionário adquiriu 1/12 avos de férias e 13º salário, devendo então ser considerado como despesa daquele período.
Portanto, é imprescindível que essas provisões sejam contabilizadas mensalmente, para dar maior consistências e veracidade às demonstrações contábeis, expressando a real situação econômica da empresa.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade