Raphael Brino
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeComo Contabilizo o SALARIO FAMILIA ?
Como faço os Lancamentos ??
Passivo
Despesas
Exemplifique por favor
o mesmo quanto ao SALARIO MATERNINDADE
Como faço ??
Exemplifiquem !!!
Grato
respostas 19
acessos 431.518
Raphael Brino
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeComo Contabilizo o SALARIO FAMILIA ?
Como faço os Lancamentos ??
Passivo
Despesas
Exemplifique por favor
o mesmo quanto ao SALARIO MATERNINDADE
Como faço ??
Exemplifiquem !!!
Grato
Luiz José
Emérito , Contador(a)Essas verbas não são despesas da empresa e sim valores retidos para repasse ao empregado. O tratamento é simples, nos dois casos exposto, pelo pagamento DEBITA-SE a conta de INSS a Recolher no Passivo Circulante e CREDITA-SE a conta Caixa ou Banco Conta Movimento.
Raphael Brino
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeMas se eu fizer assim Luiz como vou fazer com o Lancamento que realizei nos Salarios a Pagar PC, pra integrar ao Salario ?
Tanto o Salario Familia como o Maternidade. Vou Debita-lo depois como ??
João Neto
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Raphael.
A contabilização do salário família fica da seguinte forma:
D=INSS A Recolher(PC)
C=Salários a pagar(pc)
hist. pelo valor do salário familia pago conforme folha pagamento.
Ou seja ela vai diminuir do valor do inss a recolher e aumentar o valor dos salários a pagar.
Raphael Brino
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeE qnto ao salario maternidade ??
Como faço ??
João Neto
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Pelo valor da salário maternidade devido
D - salário maternidade a recuperar (AC)
C - salário a pagar(PC)
Pelo valor descontado do INSS a pagar
D - INSS a pagar(PC)
C - salário maternidade a recuperar(AC)
Se ainda está em dúvida é só postar.
um abraço!
Fabiana Silva
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoBom dia!
Gostaria de saber, quando um funcionário tem direito
a salário familia? Isso varia conforme a categoria de trabalho?
Att. Fabiana Silva
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBom dia, Fabiana Silva
Bem-vinda ao Fórum Contábeis!
Clique aqui e obtenha informações objetivas sobre o Salário Família, oferecidas pelo site oficial da Previdência Social.
Bons estudos
Em tempo:
Observe que este tópico é pertinente à contabilização do salário família, pois fica na sala de "Contabilidade em Geral", enquanto sua dúvida pertence à sala de "Departamento Pessoal e Recursos Humanos". Portanto, caso surjam mais dúvidas, sugiro-lhe uma pesquisa prévia e também que o assunto seja postado na sala correta.
Robelyo
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeOs valores Salário Familia e Maternidade, deduzem da guia de INSS.
A contabilização é assim: (como foi exposta)
D - INSS A RECOLHER (PC)
C - SALÁRIOS A PAGAR (PC)
Ambas as duas.
Se pegar a GFIP (resumo do INSS mensal) verás no campo de dedução o valor somado tanto do Salário Familia quanto Maternindade.
Hamilton Rombaldi Martins
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa noite,
Uma dúvida....
se fazer esse lançamento comentado acima pelo João Neto.
"Pelo valor da salário maternidade devido
D - salário maternidade a recuperar (AC)
C - salário a pagar(PC)
Pelo valor descontado do INSS a pagar
D - INSS a pagar(PC)
C - salário maternidade a recuperar(AC)"
Como fica o caixa nessa história pois quem paga o salário maternidade é o empregador?
ou então seria efetuado uma lançamento assim:
depois da provisão
D- Salario maternidade (AC)
C- Salarios (CR)
Abraços!!!
Marilene de Pedro Lima
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa tarde a todos.
Por gentileza, alguém pode me ajudar? Estou com uma folha de rescisão no qual não sei como contabilizar, no proventos entrou o salário família como posso contabilizar? E nas deduções como contabilizar as faltas e o desconto do aviso prévio?
No salário família seria isso?
Salário Família
Débito - Inss a recolher (PC)
Crédito - Rescisões a pagar (PC)
Maria Paula Pestana Rodrigues
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia a todos!!!
Gostaria de saber se o lançamento abaixo, ref. salário família, está incorreto.
Despesa de INSS
D- INSS (D)
C- INSS à Pagar (P)
Salário Família
D- INSS à Pagar (P)
C- Recuperação de Despesa - Salário Familia (R)
D- Despesa
P- Passivo
R- Receita
Eu preciso fazer o lançamento dessa forma pois onde trabalho o sistema é integrado e alguns lançamentos já vem prontos do Depto. Financeiro. Utilizamos uma conta transitória p/ folha de pagamento a qual eu não citei nos lançamentos acima apenas para não complicar.
Obrigada!
Maria Paula
Franklin de Vasconcelos Silva
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezados,
Estava com algumas duvidas sobre o salario-maternidade, mas fui nesse site http://www.dataprev.gov.br/servicos/salmat/salmat_def.htm e tirei as duvidas.
Espero ter ajudado.
Elizabete de Almeida
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita FiscalA folha de pagamento eu lanço da seguinte forma! os proventos eu credito e os descontos , mais o valor liquido eu debito estou fazendo da forma correta. E o salario familia eu somente debito da conta de inss a recolher. Desde ja obrigado
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, Elizabete de Almeida
Bem-vinda ao Fórum Contábeis.
Elizabete de Almeida
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita FiscalDesculpe se me expresso mal.Gostaria de saber se o salario familia que vem relacionado na folha de pagamento, é debitado somente da conta de inss a recolher?
obrigado
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, Elizabete de Almeida
Arádia dos Santos Costa
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Gostaria de saber a respeito da contabilização dos dois meses adicionais pagos de salário maternidade, deve ser feito algum controle a parte, para fins de fiscalização?
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa noite, Arádia dos Santos Costa
Arádia dos Santos Costa
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Ok Ricardo, porém o que gostaria de saber é sobre a contabilização mesmo, como disse em minha pergunta "... da contabilização dos dois meses adicionais... deve ser feito algum controle a parte..."
Vou tentar de outra maneira então:
Gostaria de saber se deve ser feito algum controle contábil (o registro em alguma conta diferente) ou um controle paralelo (a parte, numa planilha eletrônica por exemplo) sobre os valores pagos nos dois meses adicionais da licença maternidade?
Caso a pergunta ainda esteja em desacordo com a sala peço desculpas e tentarei em outro tópico...
Obrigada,
Arádia.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade