x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 12.844

Industrializacao por encomenda

Rosane Marcolino

Rosane Marcolino

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 10:14

Amigos do fórum,

Uma dúvida em relação a industrialização por encomenda.

A operação é a seguinte. Envio para industrialização em outra empresa, material de Embalagem (Resina)que está no meu estoque.Esta resina, será transformada em outro Material de Embalagem (Pré-Forma) ou na forma popular "Garrafas Pet".
No envio da NF o material remetido não mais voltará, pois, ele será transformado.
Como ficará a operação contábil, visto que, o material saiu do meu estoque (Resina) e voltará para o meu estoque (Pre-Forma) ?
Não é aplicado mais insumos para a transformação, apenas outros gastos que estão embutidos no preço da prestação de serviço que segue em outra NF com o CFOP de serviço.
Agradeço a atenção
Rosane Marcolino

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 15:46

Boa tarde Rosane,

Estamos tratando não mais de mercadorias para revenda e sim de produtos industrializados para venda. (Observar incidência do IPI na venda desse produto)
Quando enviamos a matéria prima para industrialização, podemos fazer a seguinte contabilização:

D - (AC - Estoques) Matéria Prima Enviada para Industrialização
C - (AC - Estoques) Estoque de Matéria Prima

Pela devolução da MP já industrializada pelo fornecedor

D - (AC - Estoques) Estoque de Produto Acabado
C - (AC - Estoques) Matéria Prima Enviada para Industrialização

Pela NF de industrialização por encomenda (CFOP 1124/2124)

D - (AC - Estoques) Estoque de Produto Acabado
C - (PC)Fornecedores

Observe que a conta (AC - Matéria Prima Enviada para Industrialização) é utilizada apenas para controle das mercadorias que foram enviadas para industrialização, onde pode ser acompanhada sua futura devolução.

Pela futura venda dos produtos

D - (CR) Custo dos Produtos Vendidos
C - (AC - Estoques) Estoque de Produto Acabado

Espero ter ajudado,
Abraços

EUVALDO BASTOS SOUSA

Euvaldo Bastos Sousa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 11:14

Colegas, bom dia!

Ao contrario da Rosane, tenho uma dúvida com relação a contabilização na empresa que fará a transformação, relativo a entrada e saída do material envidado pela empresa cliente, em quais contas serão classificadas?
1- entrada da mercadoria;
2- efetuo a transformação;
3- procedo a devolução, emitindo NFe de retorno;
4- junto ao retorno, emito a NFe de faturamento.
Como efetuo a contabilização da entrada e devolução deste material?

Contando com o apoio dos caros colegas, desde já obrigado.

Euvaldo B. Sousa

E.B.S. Consultoria Contábil e Tributária
https://www.ebscontabil.com.br
E-mil: [email protected]
Tel: (21) 2482-2292
Cel: (21) 99799-2481
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 08:39

Rosane Marcolino.

Amigos do fórum,

Uma dúvida em relação a industrialização por encomenda.

A operação é a seguinte. Envio para industrialização em outra empresa, material de Embalagem (Resina)que está no meu estoque.Esta resina, será transformada em outro Material de Embalagem (Pré-Forma) ou na forma popular "Garrafas Pet".
No envio da NF o material remetido não mais voltará, pois, ele será transformado.
Como ficará a operação contábil, visto que, o material saiu do meu estoque (Resina) e voltará para o meu estoque (Pre-Forma) ?
Não é aplicado mais insumos para a transformação, apenas outros gastos que estão embutidos no preço da prestação de serviço que segue em outra NF com o CFOP de serviço.
Agradeço a atenção
Rosane Marcolino

Muito embora no banco de dados do Fórum Já há literatura que trate desse assunto (uma pesquisa básica e você já teria sanado sua dúvida), vamos transpor para cá como se faz esse registro contábil.

Na empresa autora da encomenda, a movimentação poderá ser controlada utilizando contas de compensação da seguinte forma:

Na remessa:
D - Materiais remetidos para industrialização (CCA);
C - Remessas para industrialização (CCP).

No retorno dos produtos remetidos:
D - Remessas para industrialização (CCP);
C - Materiais remetidos para industrialização (CCA).

Pelo valor cobrado pela empresa executora da encomenda:
D - Industrialização por encomenda (Custos de produção = CR);

ou
D - Estoques (AC);

ou
D - Conta transitória (CR) junto às contas de custo dos produtos vendidos;

e
C - Fornecedores (PC).

Na empresa que EXECUTA a encomenda, os registros de movimentação das mercadorias recebidas para industrialização poderão ser efetuados utilizando as contas de compensação:

Pelo recebimento das mercadorias:
D - Entradas para industrialização (CCA);
C - Materiais recebidos para industrialização (CCP).

Pelo retorno:
D - Materiais recebidos para industrialização (CCP);
C - Entradas para industrialização (CCA).

Pelo valor cobrado:
D - Clientes (AC);
C - Industrialização por Encomenda (Receita Bruta de Vendas de Produção e Serviços - CR).

Legendas:
CCA = Contas de Compensação Ativas
CCP = Contas de Compensação Passivas
AC = Contas do Ativo Circulante
CR = Contas de Resultados
PC = Contas do Passivo Circulante

Ps.

Cultive aquele bom hábito da pesquisa antes da pergunta, pelo que ao menos 90% de dúvidas contábeis já forma amplamente respondidas no fórum contábeis.

Bons estudos!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Frá

Frá

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 10:49

Bom dia,

Estou com duvida e gostaria da ajuda dos amigos.

Enviei uma mercadoria para industrialização (5902) e meu industrializador emitiu uma nota de retorno (5902), porem ele não irá cobrar a industrialização mas foi agregado material dele no meu produto e para acobertar essa saida ele emitiu uma nota como Outras Saidas 5949 e a descrição do produto ele mencionou a que eu mandei, está correto isso?

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade