x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.717

Distribuição de Lucros

Valdete

Valdete

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 15:43

Amigos, boa tarde!

Sou contadora de uma empresa prestadora de serviço, optante pelo Simples, em que há dois sócios, que participam cada um com 50% do capital social.

No entanto, eles tem alguns contratos de prestação de serviços, em que os dois trabalham juntos, e ao receberem os valores referente a esse serviço dividem de forma igual 50% para cada um.Há vários casos, em que apenas um deles trabalham em um determinado contrato e ao receber o valor não fazem qualquer divisão de valores.
Existe um acordo, verbal, entre eles, que vão dividir apenas os valores em que os dois trabalharem juntos, e quando alguns deles trabalhar sozinhos apenas quem trabalhou é quem vai receber. Essa é uma situação diária da empresa

No entanto, quando vou contabilizar a distribuição de lucros em cada mês, os valores não correspondem ao 50% que corresponde a participação do capital social:

Exemplo: Lucro total do período: R$ 10.000,00
Sócio 01 : Este faz trabalhos em conjunto com o sócio 02 e executou 10 trabalhos sozinhos por tanto recebeu 60% do lucro ................................ R$ 6.000,00
Sócio 02: Fez trabalhos em conjunto com o sócio 01, e executou 04 trabalhos sozinho por tanto recebeu 40% do lucro ..................................R$ 4.000,00

Então pergunto, essa situação pode ocorrer, pois entendo que a participação no lucro é conforme a participação no capital 50% para cada um?

É necessário que conste uma cláusula no contrato social que mencione, que o s valores a receber por cada sócio será conforme os trabalhos executados?

Como devo proceder nesse assunto?

Desde já agradeço sua atenção.

Um abraço
Valdete

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 16:20

Valdete,
Você já deu a solução no seu corpo.