Domingos Constantini
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia, quando vou calcular a primeira parcela do 13° salario devo calcular com proporcinalidade até dezembro ou até o mes de referencia no caso novembro?
respostas 56
acessos 11.526
Domingos Constantini
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia, quando vou calcular a primeira parcela do 13° salario devo calcular com proporcinalidade até dezembro ou até o mes de referencia no caso novembro?
Jane Leal
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoDomingos....bom dia, eu sempre calculei ate dezembro, mesmo porque caso aconteca alguma rescisao no mes de dezembro, irei descontar o que ja foi adiantado no 13 salario.
Paula Lyrio
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)bom dia! estou com uma grande dúvida para calcular a 10h de hora de extra para um funcionário que recebe 887,02. (hora extra a 50%) já pesquisei em todo lugar mas os calculos parecem diferentes e nehum bate com o valor que meu programa calculou.
agradeço se poder me ajudar e tirar a duvida de como calcula.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Paula Lyrio
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)corrigindo, o valor das horas extras são 15h.
o valor que meu programa mostrou de hora extra no 13° foi 3,02 na primeira parcela
Me informaram que pego o valor do salario 887,02/220 = 4,03
depois pego a quantidade de horas 15h (total acumulado/12 = 1,25 e multiplico ambas, 4,03x1,25, e ainda informaram que o programa divide o valor da hora extra em primeira e segunda parcela.
Eu não estou conseguindo achar a formar correta de calcular para saber se o programa está calculando certo ou errado pq o vr ainda dá diferente, mesmo que seja de centavos de diferença...
Moderador , Contador(a)Bom, vc quer o cálculo para 13º.
Intaum é o seguinte:
Jane Leal
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoBom dia.....Wilson, achei excelente sua explicacao e tambem concordo....mas meu sistema fez o calculo da seguinte forma, o que achei incoerente e queria saber sua opiniao:
para quem tinha direito proporcional ele calculou ate 30/11 ou seja admitido no mes 06/2009....06/12 de 13 salario....ja os que tinham direito a integral ele calculou 50% sobre o salario....ou seja considerou ate dezembro. O que vcs. acham
Amora
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia
Pessoal o meu sistema calcula da seguinte forma:
Ele calcula a médias dos ultimos 6 meses / 12 e X pela quantidade de meses trabalhados e se for adiantamento / por 2.
Essa 1ª média de 6 meses é de acordo com sindicato.
Voces concordam com esse calculo?
Cláudio Eugenio Lopes
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá
O procedimento correto, é calcular com base até dezembro, seja integral ou proporcional (empregados ativos).
Para efeito de médias, calculamos até outubro, pq não sabemos ainda quanto será a média de novembro.
Portanto, divide-se o salário por 12 e multiplica-se pelo nº de avos, considerando-se até dezembro.
At
Cláudio Lopes
Amora
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Ok Claudio
Comecei a pouco tempo na aréa trabalhista esse vai ser meu 1º calculo de 13º salario por isso esta surgindo algumas duvidas!
Muito obrigada pelo esclarecimento
Aline Nicoletti
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. PessoalBoa tarde Pessoal...
para quem entrou em novembro....calculo 1/12 e calculo 50% em cima..... como faço ?
Obrigada
Abraços
Paulo da Costa Machado
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá, Aline: Se ele foi admitido até 15/11, vc calcula 2/12 avos e paga 50% ref a 1ª parcela.
Gilcimara de Lima Hughes
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoBoa tarde!
Estou precisando de uma ajuda! Tenho um trabalho para entregar na Faculdade sobre 13º salário!
Aline Nicoletti
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal[Olá, Aline: Se ele foi admitido até 15/11, vc calcula 2/12 avos e paga 50% ref a 1ª parcela]
Obrigada...Paulo!!!
beijos
Moderador , Contador(a)Boa tarde Jane Leal!
Moderador , Contador(a)Boa tarde Aracelly,
Moderador , Contador(a)Boa tarde Gilcimara de Lima Hughes!
Amora
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Oi Wilson
Concordo com você sobre o cálculo das médias... Vou questionar o meu sistema sobre isso.
Muito obrigada
Tiago José Nogueira
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. PessoalE no caso de um funcionário que entrou no mês de outubro e, fez por exemplo, umas 15 horas extras a 50%: como é feita a média para efeito do pagamento da 1º parcela do 13º?
Moderador , Contador(a)Boa tarde Tiago J. Nogueira!
Neste caso, a média será feita de 1 mês, ou seja, será o valor total das horas extras realizadas no mês de outubro.
Jaqueline Reis Monteiro
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
Bom dia Amigos
Estou calculando a 1ª parcela do 13° salario das empresas e surgiu a seguinte dúvida:
Casos em que há pensão alimentícia = Calculo a pensão sobre a 1ª parcela e depois sobre a 2ª ou deixa pra descontar tudo na 2ª parcela, já que a pensão alimentícia é calculada pelo vencimento bruto, deduzido apenas inss e ir/fonte?
Obrigada
Jaqueline
Leandro Carlos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!!
Estou com uma dúvida.
Já pesquisei no Fórum, mas não encontrei a resposta para ela.
Em janeiro/2009, alguns funcionários saíram de férias e solicitaram o 13º salário.
Porem quem fez os cálculos na época, calculou o 13º em parcela única, gerando FGTS, INSS e IR.
O INSS e o IR, não foram recolhidos naquela época, mas o FGTS foi recolhido junto com a folha de Janeiro.
Agora quando eu gerei a 2ª Parcela do 13º estava apresentando diferenças no valor do INSS.
Para corrigir isso eu apaguei o 13º gerado em Janeiro, e fiz o calculo como se fosse adiantamento de 13º só que com o salário integral, os valores de IR e INSS serão calculados e recolhidos agora em dezembro.
Porem os valores de FGTS estão apresentando valores diferentes.
Gostaria de saber se tem como eu "corrigir" a informação dos valores recolhidos em Janeiro/2009, e recolher a diferença agora em dezembro.
Desde já agradeço pela ajuda.
Bruna Rodrigues
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalOlá, boa tarde gostaria de saber, no meu caso o funcionario entrou na empresa em 2007, e afastou em 2008 com data de retorno 01/12/2009, até entao tudo bem geramos a primeira parcela e pagou um mes referente a dezembro, mas agora ao fazer a segunda parcela a funcionaria continua afastada ate março de 2010, e no meu programa nao gerou a segunda parcela, gostaria de saber por que isto,
grata a respostas...
Moderador , Contador(a)Bruna Rodrigues,
Roberto Batista
Bronze DIVISÃO 2 , Sócio(a) ProprietárioBoa tarde a todos!
Sou proprietário de uma pizzaria e meus entregadores em função de não terem uma jornada de trabalho fixa, ou seja, há dia que trabalham 3 horas, outro dia 4 horas, outro dia 3:30 horas todos são registrados como horistas e, além de receberem por hora eu pago um valor "x" por km rodado, por utilizarem suas próprias motos.
A dúvida é a seguinte: para o cálculo do 13º, o valor que pago por km rodado que se refere a despesas com combustível e depreciação do seu bem deve ser computada ou não?
A principio meu escritório fez a somatória dos valores brutos recebidos durante jan a out, subtraiu o valor pago ref ao km rodado deste periodo, dividiu por 10 para obter a média e por fim dividiu por 2 para efetuar o adiantamento. Está correto desta forma?
Desde já agradeço.
Roberto.
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoSim, Roberto, está certo.
O valor pago por km rodado não remuneração, não tem caráter salarial, pois trata-se de verba indenizatória, cuidado para o valor não ultrapassar 50% do pagto de remuneração.
O cálculo da divisão por 10 considerado a média até outubro, mas seria bom verificar junto ao sindicato da categoria se eles exigem uma forma diferente para o cálculo.
Espero ter ajudado.
Roberto Batista
Bronze DIVISÃO 2 , Sócio(a) ProprietárioMuito Obrigado Kennya.
Ana Cristina Remboski
Iniciante DIVISÃO 1 , Farmacêutico(a)Bom dia, estou com uma duvida, eu trabalho na empresa a quase dois anos, sou farmaceutica, e durante esse ano eu recebi um salario de na faixa de 800 reais por apenas 4 horas trabalhadas, mas a partir de dezembro eu estou trabalhando 7 horas e recebendo na faixa de 2000 incluindo comissoes de vendas de medicamentos, quanto ficaria a segunda parcela no meu 13°salario? Aguardo a resposta.Gostei muito do site , é muito util principalmente para mim que não entendo nada de leis trabalhistas.Desde de já agradeço
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoOi, Ana Cristina! Bem vinda ao "forumcontabeis". Espero poder auxiliar no que vc precisar.
Em relação à questão, considerarei que vc já recebeu a 1ª parcela com base na remuneração de R800,00, portanto deve ter recebido sem desconto R$400,00, se calcularam 12/12 ávos, referente remuneração de jan até dez.
Com o advento do novo valor de R$2.000,00, basta vc recompôr o somatório: 11 meses de R$800 + 1 mês de R$2.000 = R$10.800,00 que divididos por 12 ávos é = R$900,00.
Deste resultado deve deduzir a 1ª parcela já paga, então: R$900,00 - R$400,00 = R$500,00 (valor bruto da 2ª parcela).
Nesta 2ª parcela descontamos o INSS que incide sobre o valor total do 13º salário. Portanto: R$900,00 x 8%=R$72,00.
Ficando assim sua 2ª parcela: R$500,00 - R$72,00 = R$428,00 (valor líquido).
Aproveito para lembrar que, nos casos onde ocorre comissão no mês de dezembro, fará jus o trabalhador ao resíduo do 13º salário que deverá ser pago até 10 de janeiro, reajustando, também, o desconto do INSS.
Obs.: Pode acontecer da empresa projetar as comissões a serem recebidas na Folha de Pgto de Dez e incluir esta projeção no cálculo da 2ª parcela, assim, desta forma não ocorrerá resíduo a receber em janeiro, informe-se com o DP para verificar o modo como montaram o cálculo.
Espero ter ajudado.
Feliz Natal, Ana!!!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade