x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 6.296

Atestado Médico

Carlos Souza

Carlos Souza

Prata DIVISÃO 1 , Programador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 18:21

Como saber se o Atestado Médico é válido? Os funcionários aqui vivem colocando atestado, e fico meio com medo de tomar decisões, pois não sei se é válido ou não. Tem alguma norma ou coisa do tipo?

E no caso da Folha de Ponto: o funcionário faltou na segunda e nesse caso não assinou sua folha de ponto e conseguiu um atestado de segunda a quarta. Eu lanço nesses dias que ele não estava presente como atestado?

Um jovem aprendiz.
Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 11:09

Bom dia,

Sua dúvida sobre o atestado é qual:

Se ele é verdadeiro?
Se o funcionário realmente estava doente?

Se você acha que o atestado é falso deve pedir uma declaração de autenticidade da clínica que emitiu o atestado (você mesmo deve fazer isso e não conte ao funcionário sobre esse processo, seu papel como empregador é fiscalizar as atividades do colaborador)

Agora se você acha que ele não estava doente mas o atestado é verdadeiro é mais difícil, se forem vários atestados você pode encaminhá-lo ao médico do trabalho para analisar, mas se forem esporádicos e por motivos diferentes não há o que fazer, o médico é responsável pela emissão dos atestados, e se ele acha que o funcionário está doente não há o que fazer.

Sobre a folha de ponto, se o atestado abona o dia você deve anotar isso; o funcionário não pode trabalhar nos dias que está de atestado.

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
Camilly Victória Ramos da Silva

Camilly Victória Ramos da Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 09:32

Bom dia a todos

Estou com um problema referente a atestados médicos, um cliente me ligou e disse que esta passando problemas com os funcionários, eles estão faltando muito e entregando varios atestados e declarações de horas, ele quer saber se é obrigado a pagar todos os atestados ou se tem CID especifico para ser pago esses dias de faltas, ex: se o funcionário aparece com declaração de horas o que ele deve fazer pagar somente as horas? ou o dia como os funcionários esta questionando, já consultei a CLT e a Convenção Coletiva do Trabalho ambas não diz nada especifico.

Carlos Souza

Carlos Souza

Prata DIVISÃO 1 , Programador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 10:41

Aqui está assim também, vem em um dia e falta em outro e coloca atestado. Tenho um Funcionário que faz isso. Ele diz ser ex dependente químico e que não queria que o mandasse embora porque estava fazendo tratamento, mas vem numa semana, fatal em outra, joga atestado. Não sei o que fazer.

Um jovem aprendiz.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: