x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 99

acessos 235.274

Sefip com prolabore

Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 13 março 2018 | 11:10

Bom dia

Preciso tirar uma dúvida sobre uma empresa com o o ACNE 4120400 CONSTRUÇÃO Civil e vi que enquanto ele não tiver funcionário e recolhera o GPS só dos sócios poderia recolher no código 2003 e no 515, procede esta informação e se realmente certo tem alguma lei . Desde já obrigada


Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2018 | 22:48

Boa noite a todos!

Tenho uma empresa que sempre declarou a SEFIP sem movimento. Agora a sócia deseja fazer retirada de pro labore.
Fiz o seguinte procedimento no preenchimento da SEFIP, segundo pesquisas que realizei no fórum:
- Cadastrei o sócio em empregado na categoria 11, CBO 2521, Ocorrência 05.
- Depois coloquei a modalidade - 1
- Depois fui a aba em Declaração ao FGTS e previdência - informações de movimento, e informei a remuneração de R$ 954,00.
Acontece que quando eu simulo, só aparece a remuneração, mas não o valor do INSS. Tenho que informar isto em qual lugar?

Isto está correto?

O código de pagto do GPS será o 2100?

Estou um pouco confusa pois vi em alguns posts aqui no fórum que sócio não precisa preencher CBO, e outros que sim.

Desde já agradeço a atenção!

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2018 | 08:38

Bom dia Leticia,
Como você colocou ocorrencia 05 terá que colocar o valor descontado de INSS em movimento, se este socio nao tem mais nenhum vinculo nao precisaria colocar ocorrencia 05 e sim deixar em branco. O codigo da GPS vai depender do tipo de tributacao da empresa normalmente optante pelo simples sera 2003 e nao optante pelo simples 2100. O CBO é um campo obrigatorio entao tera que ser informado.

Bruno Ribeiro Silva

Bruno Ribeiro Silva

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2019 | 12:20

Este tópico é bem antigo e já tem muitas mensagens, mas as dúvidas nunca morrem e são sempre atuais, e seguindo as orientações das regras, não irei criar um novo tópico, mas também não sei se alguém vai me enxergar aqui depois de tantas mensagens rsrs. A minha dúvida é a seguinte, eu li todas as mensagens, e gostaria de saber por que se deve informar os sócios na modalidade 1 quando só houverem sócios, e na modalidade 0 quando também forem informados empregados? Não consegui entender o por que disso. Tendo empregados ou não, os sócios não deveriam ser sempre enviados na modalidade 0, já que não têm recolhimento ao FGTS?

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 5 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2019 | 13:38

Boa tarde Bruno,
Então eu vejo isso da seguinte forma: a modalidade branco é o recolhimento ao FGTS e declaração ao INSS, isso quer dizer que você esta informando o recolhimento ao FGTS e declarando os valores devido ao INSS. A modalidade 1 é a declaração do FGTS e ao INSS isso quer dizer que você esta informando os valores devido ao FGTS e ao INSS. Quando não tem funcionário e apenas sócios ele não aceita na modalidade branco pois não existe recolhimento ao FGTS, por isso obrigatoriamente terá que informar na modalidade 1. Quando tem funcionário e os sócios a modalidade correta será modalidade branco pois ela aceita tanto o recolhimento ao FGTS como a informação ao INSS.
Espero que tenha te ajudado na sua duvida.

Paulo Alexandre Rodrigues Viana

Paulo Alexandre Rodrigues Viana

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 11:16

Bom dia, pessoal...


Estou fazendo a GFIP Negativa do 13º salários dos clientes sendo que as 2 primeiras empresas os sócios recebem prolabore e na transmissão na GFIP eu coloquei como ausência de Fato Gerador. Informei com o meu chefe sobre isso e me avisou que as 2 primeiras empresas que eu transmiti a GFIP Negativa recebiam prolabore. Nesse caso, teria que fazer uma nova transmissão da GFIP para corrigir essa informação? Desde já obrigado pela atenção.

Página 4 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.