x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 703

GPS X IRPF de Funcionário Público

Victor Souza

Victor Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Economista
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 19:30

Minha mãe é professora da Rede Pública Estadual e Municipal. Como tem duas fontes pagadoras, na declaração ela sempre tem que pagar IR adicional, na média R$ 3.000,00. Ao fazer uma simulação de pagamento complementar ao INSS na declaração, observei que o valor de imposto a recolher zerou.
Como ela pretende se aposentar dentro de 5 anos, acho interessante ela pagar o INSS por fora para conseguir uma aposentadoria maior, principalmente se estes valores forem deduzidos do imposto de renda.
Essa minha conclusão de que abate do imposto é verdadeira?
Qual a melhor forma de fazer este recolhimento?

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 20:54

Victor, financeiramente não é viável a contribuição complementar para dedução do IR, depois e necessário 15 anos de contribuição para se pleitear algum tipo de aposentadoria, visto que sua Mãe contribui para o fundo de aposentadoria estadual e municipal, que não é o INSS ( Instituto de Previdência Social ). Talvez e se for o caso seria mais viável a dedução por despesas médicas e educacionais ( Medicos, Psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, escolas, faculdade ) do contribuinte ou dos dependentes. Espero ter ajudado

Victor Souza

Victor Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Economista
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 13:55

Olá Edson.
Na prefeitura ela trabalha no Regime CLT e somando o tempo que trabalhou na inciativa privada vai completar o tempo para aposentadoria por tempo de serviço em breve. Ainda assim não é financeiramente viável complementar a contribuição para o INSS?

Se for viável, como ela deve fazer esse recolhimento?

Ela deve recolher o teto ou apenas diferença do recolhimento da prefeitura para o teto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade