x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 4.388

Enquadramento Sindical

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 17:19

Boa tarde,

Estou enfrentando um problema, talvez alguns de vocês tenham passado por algo parecido e possa me ajudar, eu tenho uma cliente que é uma veterinária e vai admitir uma recepcionista na sua matricula do CEI para trabalhar com ela.
Essa minha cliente tem o consultório,porém não comercializa produtos, o sindicato do comercio aqui da região falou que não é devido o enquadramento sindical por ele, o mesmo disse o sindicato dos veterinários,alguém saberia me dizer qual opção eu tenho, pois minha preocupação será numa homologação futura e qual sindicato possa amparar essa funcionária?
desde já muito obrigado!

Sabrina Silva Lopes de Souza

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 17:39

Boa tarde Tcheler,
Creio que o Rio não tem um sindicato próprio para recepcionistas. Como a atividade é só a prestação de serviços veterinários, o sindicato patronal também não aceita porque é para médicos veterinários. Tenta no SINEESPAC, lá é sindicato de trabalhadores em laboratórios, hospitais, etc., inclusive veterinários (https://www.sineespac.com.br). Talvez, se eles não aceitarem, possam te indicar o sindicato correto.

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 09:33

Bom dia,

Eu fui informado que quando não há um sindicato que ampare determinada profissão e não tenha na sua região, o mesmo poderia seguir o salário de um sindicato forte como o do comércio, e sobre a homologação o funcionário se dirigiria para o MTE.

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 09:51

Bom dia Tcheler,
Você deve procurar o sindicato em que mais se enquadre a categoria profissional do empregado, se não existir sindicato na região veja se existe alguma federação, ou algum sindicato em outra região do estado pra você seguir a convenção coletiva e então as homologações serão feitas no MTE. Agora, quanto a enquadrar o funcionário no sindicato do comércio por ser o mais forte, tem que ver se o sindicato aceita também. Conversa no departamento jurídico do sindicato do comércio e vê se eles aceitam, se aceitarem nem haverá necessidade de homologar no MTE.

Atte.

Maria Medeiros

Maria Medeiros

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 09:06

Bom dia

Tenho um cliente que tem 02 atividades, sendo que a principal é: Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais. E a secundária é contabilidade. Eles podem se enquadrarem em 02 sindicatos? Sendo que o pessoal administrativo enquadram no sindicato dos contabilistas e os funcionários dos condomínios enquadram no sindicato dos condomínios. Isto é possível? Favor me enviar a base legal.
ATT
Tania Medeiros

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade