x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 2.245

Rescisão indireta

CLEBER FONSECA DOS SANTOS

Cleber Fonseca dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 11:23

Boa tarde, preciso elaborar uma rescisão indireta originária de um processo trabalhista, onde foi estipulado valor X a ser pago ao funcionário de caráter indenizatório e não haverá desconto de INSS e IRRF, o funcionário terá direito a sacar o Fundo de Garantia. Será pago somente este valor ao funcionário, não tenho como distinguir o que é parte de férias, 13° entre outros. Como elaboro essa rescisão no meu sistema? O valor dos impostos da rescisão, como: INSS e IRRF da rescisão terei que recolher? No termo de rescisão deverá aparecer somente o evento de indenização por processo trabalhista? Como deve proceder?

CLEBER FONSECA DOS SANTOS

Cleber Fonseca dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 12:02

Kennya, o valor do processo já esta estipulado. Vou pagar. A minha duvida é o seguinte: quero tirar esse ex-colaborador do meu sistema. Na hora em que eu calculo a rescisão dele esta retendo IRRF e descontando INSS. Esses impostos eu sou obrigado a recolher, sendo que o juiz já deu a sentença de pagar? Eu não estou conseguindo entender, se o juiz já deu a sentença, porque eu preciso recolher esses impostos na hora em que eu faço a rescisão? Tem algum evento que posso usar, dentro da lei, por exemplo, Ação Trabalhista, que não incida esses dois impostos, que na hora em que eu fizer a rescisão, não apareça esses impostos para eu recolher?

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 15:28

Amigo, isso você quem decide, mais a melhor coisa é criar um evento para cada, devem ser no maximo 07 eventos para criar, mais se criar apenas 1 vai estar errado?NÃO é apenas para uma conferencia sua, esse funcionario nem vai assinar esta TRCT, vai ser apenas para você dar baixa no sistema.

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 15:58

Se fizer como pedido de demissão pode ser que implique que o mesmo receba seu seguro desemprego, mesmo com uma autorização de um juiz o seguro pode ficar retido até sua regularização de informações, faça como o nosso amigo flavio falou, coloque "outros motivos", veja se a multa do FGTS esta etipulado na ATA

Elson Souza do Carmo

Elson Souza do Carmo

Bronze DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 11 anos Terça-Feira | 6 agosto 2013 | 21:27

Boa noite.
Tenho 9 meses em uma empresa sendo que o empregador só pagou 3 meses do meu fgts , e só repassou 3 meses do meu inss sendo que todo mês o inss e descontado , nesse caso se aplicar a rescisão indireta?
Fico no aguardo de respostas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade