x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 16.950

Desconto seguro de vida

FRANCEILA THOMAZINI VANINI

Franceila Thomazini Vanini

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 29 agosto 2013 | 23:22

Boa noite!

Prezados,

Um cliente quer fazer seguro de vida para os funcionários e me questionou qual é o valor que pode ser descontado do funcionário.

Pelo que eu sei só pode fazer algum desconto, como nesse caso com autorização do funcionário, como está na CLT art 462. Ele conversou com os funcionários e os mesmos aceitaram, vão escrever essa autorização de desconto. Só para finalizar estão aguardando eu dá resposta de qual é valor que pode descontar.

Por favor se alguém poder me ajudar, porque no dissidio não tem a porcentagem para desconto e não tem nada referente seguro de vida.

Qual é o valor que pode ser descontado, tem uma porcentagem igual vale transporte que é 6%,ou não é porcentagem, é uma quantia em tantos reais.

Desde já agradeço atenção

Att.;

Franceila

há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:36

Flávio,

Obrigada pela atenção!

Eu liguei para Ministério do Trabalho e eles informaram que pode ser descontado com autorização do funcionário, e o próprio tem que escrever essa autorização de desconto.

O valor é simbólico de uns R$ 5,00 até 10,00, de acordo com salário do funcionário.

Att.;

Franceila

FABIO DOS REIS SILVA

Fabio dos Reis Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 16:39

Franceila,

Temos descontos obrigatórios e Optativos.
Obrigatórios: VT, INSS, VR, IR
Optativos: plano de saude, odonto, farmacia, consignado e no seu caso seguro de vida.
Para fazer o desconto do SV o colaborador deve optar pelo seguro assim com o plano de saude e odontologico. Na maioria das empresas esse beneficio é gratuito, até pelo valor "simbolico" no qual você destacou.
Lembre-se que esse beneficio não pode ser obrigatorio, por ter onus. Dentro do seu quadro, poderá ter quem o receba e quem não receba, administrar isso nem sempre é fácil.

Att.
Fabio Reis
Analista de RH

há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 17:21

Fábio,

É verdade, tem empresa que nem desconta, por ser uma valor simbólico.

E seu fosse o empregador nem descontaria do meu funcionário.

Mas vou explicar para o cliente, e só vou aceitar também fazer devido desconto se o funcionário escrever uma carta do próprio punho autorizando esse desconto.

Porque essas coisas tem que ser de acordo com a lei. Mas tem cliente que acha que pode fazer do jeito dele e querem fazer os descontos como eles querem.

Obrigada

Att.;

Franceila

Franceila

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade