R. Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Analista CustosBoa tarde colegas
Como calcular o IRRF?
E se alguem ja possui as novas aliquotas e dedução por dependentes gostaria de receber.
Desde ja agradeço...
respostas 17
acessos 3.787
R. Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Analista CustosBoa tarde colegas
Como calcular o IRRF?
E se alguem ja possui as novas aliquotas e dedução por dependentes gostaria de receber.
Desde ja agradeço...
Aparecida Takita
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeOi
Realdo
de até aliquta dedução
00 1.372,81 - -
1.372,82 2.743,25 15% 205,92
2.743,26 999999999,99 27,5% 548,82
dedução por dependente 137,99
takita
R. Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Analista CustosObrigada Takita
Só mais um questionamento
Aplica-se a aliquota correspondente sobre o valor liquido do salário, Ex.: 4000,00 aplica-se 27.5% sobre este valor ou deste 4000,00 se tira a parte isenta, depois a parte correspondente aos 15% e o restante 27.5%?
Tita
Prata DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeA empresa que trabalho aluga um terreno, a fatura, veio da imobiliaria, com esses valores
Aluguel: 15.000,00
IPTU repasse: 478,62
IRRF : 2.779,86
TOTAL: 12.698,76
O valor a pagar da fatura veio 12.698,76
Como faço o calculo para saber se este valor esta correto?
como chego neste valor de 2.779,86
grata
tita
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, Tita:
Fatura = Aluguel Bruto + IPTU - IRRF
Fatura = 15.000 + 478,62 - 2.779,86
Fatura = 12.698,76
O cálculo do IRRF informarei já porque apenas calculando o IR sobre o valor de (aluguel - iptu - comissão da imobiliária) não bate; provavelmente há dependentes ou pensão judicial para descontar da base de cálculo
Caso haja mais dúvidas, volte a postar.
Bom trabalho
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeFinalizando o cálculo:
Inicialmente assimila-se que um rendimento na faixa de 15.000 será tributado na faixa dos 27,5%:
Tita
Prata DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeObrigada Ricardo,
Irei ligar lá para perguntar como eles chegaram neste resultado
tita
Rafael Rornelles
Prata DIVISÃO 3 , Agente FinanceiroMais um pouco de conteudo.
Nesta pagina da Receita Federal tem um simulador de calculo de IRRF.
abçs
Tita
Prata DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidadeolá ricardo
liguei lá na imobiliaria, e a pessoa não soube ou não quiz me explicar como chegar neste resultado. apenas me disse que havia uma taxa de administração, e depois dividia por dois que seria metade do amrido e metade da esposa....ainda não consegui chegar neste resultado. vc pode me ajudar, por favor
grata
tita
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, Tita:
De acordo com suas afirmações, deduz-se que o terreno alugado é propriedade de um casal que apresenta declaração do IRPF em separado (isto é permitido pela legislação fiscal). Deste modo, visto que a propriedade pertence a duas pessoas, neste ato então está havendo uma retenção de IR para cada cônjuge (ou "contribuinte").
Matematicamente, cheguei à conclusão que a imobiliária cobra taxa de administração de 6% do valor do aluguel. Analise meus cálculos:
Valor do Aluguel: 15.000,00, sendo atribuído o valor de 7.500 para cada pessoa; como os valores são proporcionais, basta fazer apenas um cálculo e ao fim multiplicar por dois:
Base de Cálculo = (Rendimento - Despesas)
IR = (Base de Cálculo * 27,5%) - 548,82
Base de cálculo = 7.500 - 450
Base de Cálculo = 7.050
IR = (7.050 * 27,5%) - 548,82
IR = 1938,75 - 548,82
IR = 1.389,93
Estando calculado o valor de uma pessoa, basta dobrar este número:
1.389,93 * 2 = 2.779,86
Agora, comparando com sua dúvida inicial:
Tita
Prata DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeRicardo, muitissimo obrigado, estava aqui quebrando a cabeça, tentei de todos os jeitos, e nada, ate que na hora que consegui, achar o resultado, mas nem imaginava se poderia estar certa ou não, entrei aqui para perguntar se estava correto, mas nem precisou, pois me deparei com o calculo feito..e melhor ainda tudo muito bem explicado.
Agora entendi,estou feliz, mas uma vez muito, mas muito obrigado mesmo.
att
tita
Eloisa Matias Santos
Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) AdministrativoPessoal alguém poderia me responder como esses valores são contabilizados?
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, Eloisa Matias Santos
Procure mais informações na sala de "Contabilidade em Geral", e se a pesquisa for infrutífera, crie (por lá, claro) um tópico informando inclusive os valores do fato.
Saudações
Milton da Silva Chiga
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia
queria fazer irrf de 2011 ano base 2010, como faço?
tem que ser na versão anterior, (irrf 2011 - versão 1.1)
tem total de rend. 11.730,32
cont.prev.oficial 1.161,30
imposto retido na fonte 96,87
decimo terceiro salário 1.111,29
obrigado pela atenção
Milton
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa noite, prezado Milton
Milton da Silva Chiga
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde
Sr Ricardo
Errei ao repassar, é IRPF. Estou com duas, ano base 2010 e 2011, então referente ano base 2010 não foi feita no seu devido periodo, minha duvida é: posso colocar os dados junto com o ano base 2011 na Declaração IRPF de 2012, por favor me da uma dica. Muito obrigado
Milton Chiga
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa noite, Milton
O Imposto de Renda Pessoa Física é um tributo apurado pelo regime de competência, e a constituição do crédito tributário é feito pelo fisco pelo modo de Declaração, conforme dispõe o Art. 147 do CTN (clique aqui).
Neste contexto, seria incoerente somar os valores de 2010 com os de 2011 e lançar tudo na última declaração. O prudente é lançar os dados de 2010 no PGD IRPF 2011 e os valores de 2011 no PGD IRPF 2012.
Conclusão: os valores devem ser informados nas declarações dos respetivos anos.
Saudações
Milton da Silva Chiga
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Sr
Ricardo
Obrigado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade