Jonathas Almeida
Iniciante DIVISÃO 1 , Encarregado(a)Boa tarde amigos. Trabalho num escritório de Contabilidade e estou com muitas dúvidas quanto à correta tributação de uma empresa sem fins lucrativos. Temos três empregados admitidos nesta associação (um coordenador, um orientador e um assistente administrativo). O CNPJ na RF está cadastrado da seguinte forma:
- CNAE PRINCIPAL: 94.30-8-00 - Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- CNAE SECUNDARIO: 85.50-3-02 - Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- NATUREZA JURIDICA: 399-9 - ASSOCIACAO PRIVADA
Minhas dúvidas são as seguintes:
1. para estes empregados deverá ser recolhido FGTS E INSS normalmente?
2. qual código da gfip e da gps?
3. recolhemos valor de outras entidades na gps?
4. Existe algum sindicato que abrange esse tipo de profissional? E quanto aos reajustes salariais? E homologação?
5. Existe mais alguma particularidade para este tipo de organização
Tenho pesquisado sobre o assunto, obtive poucas respostas. Atualmente, a empresa recolhe a gfip e a gps nos codigos 2100 e 115, respectivamente, e Darf 0561 (empregados) e 8301 (pis sobre folha). Certeza só tenho quanto ao recolhimento do pis sobre folha e as demais acredito que tenha erros. Gostaria de compreender melhor acerca das obrigações ascessórias desse tipo de natureza juridica para alterá-las de maneira correta.