x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 2.001

Visitante não registrado

há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 15:20

Boa tarde.
Eu gostaria de saber se o trabalhador já é cadastrado no PIS em seu primeiro emprego. Não tenho certeza se fui cadastrado no PIS no meu primeiro emprego.

Arthur Vasconcelos

Arthur Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 15:34

Sim, a responsabilidade do empregador é, inclusive, gerar o PIS, que é o número de identificação da conta que cinco anos após, cumprindo dentre outras regras (veja aqui>>>http://www.caixa.gov.br/Voce/Social/Beneficios/abono_salarial/index.asp)será depositado seu Abono Salarial.

Você deve ligar pra 0800 726 01 01 e verificar se tem PIS, que deve ter sido feito pelo seu empregador em seu primeiro emprego, e até solocitar o "Cartão Cidadão".

Ps: As novas edições da CTPS, isto é, Carteira de Trabalho, já vem com o número do PIS na folha que está em plástico. Veja lá.

Att,

É-nos lícito dar tributo a César ou não? [...]
Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César.
Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Lucas 20:22-25
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3 , Chefe Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 15:35

Deveria ser sim amigo, mas nem sempre os empregadores apresentam a documentação da CAIXA, o que ocasiona na não vinculação do seu NIS ao PIS.

Se você tiver daquelas carteiras antigas (capa azul) que não vinham com o NIS na página da foto, deve ter um cartão ou algum número anotado nas anotações gerais ou na capa.

Se for destas carteiras novas é interessante que você comparece na CAIXA para verificar se seu número de NIS foi vinculado ao PIS.

É que este número não é PIS, ele só vira PIS quando o empregador apresenta a documentação na CAIXA para fazer a vinculação ao PIS.

Abraços!

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.

Visitante não registrado

há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 15:48

O número do meu PIS consta na última página da minha carteira de trabalho que é a antiga de capa azul. Esse número foi escrito por um agente do SINE, quando fui lá, alguns dias após a minha demissão do meu primeiro emprego. Mas eu queria saber há quanto tempo sou cadastrado para saber a partir de quando posso receber o benefício.

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 22:36

Rainer

Mantenha contato com a CEF para saber a data do seu cadastro no PIS. O benefício que você se refere é o abono do PIS? Se sim, a Caixa também poderá informar se você tem direito.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade