
Luiz Carlos Pedroso Júnior
Prata DIVISÃO 1 , Operador(a) ContabilidadeeSocial, como todo novo projeto do governo parece ser menos serviço para os profissionais do setor de RH, mas sim será uma forma do "leão" fiscalizar as empresas que sonegam os impostos federais.
Com promessa de ser uma segurança para o empregado, o eSocial sera sim uma segurança, pois o empregador será mais fiscalizado se está ou não sendo recolhido as devidas guias de beneficio ao mesmo (INSS e FGTS), mas por outro sera mais fiscalizado se o empregado esta ou não recolhendo seus impostos ao governo.
Para o Recursos Humanos, o setor terá que andar em dia com as determinações dos órgãos competentes nesse setor, diminuirá tantas transmissões com as mesmas informações para diferentes órgãos (SEFIP, CAGED e anuais RAIS e DIRF) uma só informação para todos os órgãos, muito bom e menas preocupação para tais transmissões, se bem que o prazo inicialmente sera o mesmo todo dia 7 subsequente a folha de pagamento, e com promessa de haver menos erros e ratificações.
Vamos esperar e ver como será essa mudança e torcer para dar certo e ter a certeza que quem comanda agora os movimentos dos empregados é a RECEITA FEDERAL (Leão)