x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.664

Deposito Fgts em Atraso - competencia errada

Daniela Maria dos Santos Mitoso

Daniela Maria dos Santos Mitoso

Iniciante DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 17:09


Prezados,

Tenho um colaborador que saiu em 01/2013 e fiz uns recolhimentos em aberto do FGTS dele, período de 09/2012 a 12/2012.

Sendo que o mês 09, ao invés deu informar 09/2012, informei 09/2013 e a guia foi paga.

No entanto, não consigo emitir a chave dele porque diz que existe competência posterior ao desligamento.

Qual o procedimento tenho que fazer???

Desde já agradeço!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 13:47

Boa tarde Daniela,

Segue procedimento de acordo com o Manual SEFIP:

Retificação de competência, sendo a incorreta posterior à correta:

Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 10/2005, o código de recolhimento 155 e o FPAS 507, contendo 200 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Na verdade, a competência correta era 09/2005.
Em relação à competência 10/2005, para a qual houve a apresentação da GFIP/SEFIP com o erro, observar:
a) caso a informação correta seja a ausência de fato gerador, enviar um pedido de exclusão e, em seguida, uma GFIP/SEFIP informando a ausência de fato gerador (sem movimento);
b) caso a GFIP/SEFIP incorreta tenha substituído a GFIP/SEFIP correta para a Previdências Social por terem a mesma chave, transmitir a nova GFIP/SEFIP para a competência 10/2005, onde todos os trabalhadores devem ser informados com a Modalidade 9. Para o FGTS, caso tenha gerado duplicidade de recolhimento para a competência 10/2005, observar as orientações contidas na Circular CAIXA que trata da devolução dos valores recolhidos indevidamente ou da retificação de informação ao FGTS.
c) caso ainda não tenha sido transmitida a GFIP/SEFIP devida para a competência 10/2005, sendo a chave desta igual a da GFIP/SEFIP incorreta, transmitir a GFIP/SEFIP correta para a competência 10/2005 informando todos os trabalhadores na Modalidade branco ou 1, conforme o caso. Não é necessário pedido de exclusão, pois a GFIP/SEFIP correta substituirá a incorreta na Previdência Social. Para o FGTS observar as orientações contidas na Circular CAIXA que trata da devolução dos valores recolhidos indevidamente ou da retificação de informação ao FGTS.
d) caso a GFIP/SEFIP correta para a competência 10/2005 e a GFIP/SEFIP incorreta tenham chaves diferentes, enviar um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP incorreta.
Em relação à competência 09/2005, observar que caso ainda não tenha sido transmitida a GFIP/SEFIP devida para esta competência, a empresa também providenciará a transmissão de uma GFIP/SEFIP para a competência 09/2005, para o estabelecimento 0001, o código de recolhimento 150 e o FPAS 515, informando todos os trabalhadores na Modalidade branco ou 1, conforme o caso.


Após isso você conseguirá dar continuidade nos procedimentos.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
MILENE GOMES DA SILVA

Milene Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 10:33

Bom dia,

Estou com o mesmo problema da nossa colega Daniela, o funcionario foi demitido em 02/01/2014 e havia algumas competencias em atraso de 2011 e quando fui recolher umas das competencias de 2011 recolhi como 2013 a mesma ja foi recolhida e paga como devo prosseguir nesse caso?

Nunca fiz esse procedimento se alguem puder me ajudar com uma resposta mais clara e facil de entender eu agradeço.

Grata.

MIlene Silva

MILENE GOMES DA SILVA

Milene Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 11:06

Bom dia,

Vania eu sei que esta correta mais é que comecei nesse profissão a pouco tempo e tem muitas coisas que ainda não sei ou que nunca fiz.
Tenho um programa de Folha de Pagamento, envio normalmente para a Sefip com a competencia correta? Ou tenho que fazer outra procedimento? Se eu gerar uma nova guia e pagar e excluir a errada eu posso fazer dessa forma?

Desculpe pela insistência mais é que realmente nunca fiz esse procedimento e não consegui me localizar nesse manual.

Desde ja agradeço a atenção e peço mil desculpas pela insistência.

Grata.

MIlene Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade