Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.939

acessos 560.702

Multa atraso entrega GFIP

ANDREA CRISTIANE MARQUES DA SILVA

Andrea Cristiane Marques da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 08:45

Bom dia, Pessoal!

Sou do estado do PR, e ontem final da tarde recebi um e-mail enviado pelo SESCAP-PR (Sindicato representante patronal daqui), nos avisando que a FENACON através do seu presidente Mario Berti, conseguiu uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, na tarde desta terça-feira (HOJE), 14, em Brasília, será discutido as diversas manifestações de empresas que foram notificadas ou multadas por entrega da GFIP fora do prazo,

A FENACON solicita com urgência, cópia das Notificações de Lançamento ou Auto de Infração de Multa e os comentários pertinentes (GEFIP).

O material pode ser enviado até as 12 horas desta terça-feira, dia 14, para o e-mail @Oculto.

Então vamos lá gente, chegou a hora da nossa participação, vamos enviar até as 12:00hrs de HOJE todas as nossas notificações.

Vanessa Medeiros

Vanessa Medeiros

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 08:53

Eu também recebi o e-mail do Sescap PR e enviei minhas notificações e solicitações:

Problemas com a GFIP? - Informe ao SESCAP-PR


Após receber diversas manifestações de empresas que foram notificadas ou multadas por entrega da GFIP fora do prazo, o SESCAP-PR e a Fenacon, na expectativa de modificar esta situação desastrosa, entrarão com pedido de revisão ou anistia dessas multas, por entender que muitas delas têm origem em atos falhos da própria Receita Federal.
Para compor um documento que será entregue, pelo presidente da FENACON, Mário Berti, ao ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, na tarde desta terça-feira, 14, em Brasília, o SESCAP-PR solicita, com urgência, cópia das Notificações de Lançamento ou Auto de Infração de Multa e os comentários pertinentes.
O material pode ser enviado até as 12 horas desta terça-feira, dia 14, para o e-mail @Oculto com cópia para @Oculto
Contamos com sua participação!
Mauro Kalinke
Presidente do SESCAP-PR



Assessoria de Comunicação SESCAP-PR - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Paraná.
https://www.sescap-pr.org.br
Oculto

Siga-nos no Twitter: @sescappr

Curta a página do SESCAP-PR: http://www.facebook.com/sescappr.parana

13/10/2014

SATNER BRITO

Satner Brito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 10:24

Bom dia

Tbm recebi esta multa de uma empresa que faço... Preciso muito saber se alguem sabe fazer ou tem um modelo de Impugnação, pois não sei nem onde começar, se puderem me ajudar, agradeço muiiito.

Aguardo!!!

Lourival Escobar Martinez

Lourival Escobar Martinez

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 10:49

Bom dia senhores,

Também recebemos auto de infração de diversas empresa, porém constatamos que a maioria delas se refere à RETRANSMISSÃO do SEFIP. !!!!

Por algum motivo que não lembramos, a caixa econômica e a previdência nos instruía a enviar novamente o Sefip, para regularizar alguns problemas como por exemplo: Contas não vinculadas dos trabalhadores, sefip que não constava para a previdência, município errado...etc

Então estão cobrando indevidamente também uma sefip que foi entregue no prazo, porém teve de ser retransmitida....

Favor colocar esse assunto também

MANOEL RODRIGO GOMES D ARAUJO

Manoel Rodrigo Gomes D Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 11:15

Bom dia a todos.

Sobre a questão do prazo prescricional, é correto eles cobrarem desde 01/2009 ou a RFB só poderia cobrar digamos da competência 08/2009 pra frente ?

Sempre teve uma corrente dizendo que poderiam cobrar tudo sobre o ano calendário inteiro.

Abraços

Luis Antonio Quirino

Luis Antonio Quirino

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 11:38

Bom dia Senhores!

Gostaria de lembrar os colegas que, algumas vezes já compareci na Receita Federal para retirada de restrição para regularizar alguma GFIP que ficou sem transmitir ou houve algum erro na recepção, para conseguir emitir a Certidão Negativa da Previdência Social, tudo isso antes dessas multas começarem a ser aplicadas, acredito que até os colegas aqui deste forum já compareceram também na Receita Federal para tal. Sabe o que o funcionário me falou na época: que era para transmitir. Nesta mesma época como eu havia escutado (foi meados de 2010) um certo comentário de que a Receita Federal iria cobrar multa pela entrega da GFIP fora do prazo, perguntei para o mesmo funcionário sobre isso (como o município é pequeno sempre falamos com os mesmos funcionários) ele me falou que era impossível isso, a não ser que fosse efetuado uma nova versão da SEFIP e a cobrança fosse efetuada no ato da transmissão da mesma. No ano anterior (2011) novamente fiz a mesma pergunta, para a chefe do setor Previdenciário, e ela me disse a mesma coisa. Novamente no próximo ano (2012) com a mesma chefe eu falei é ela me disse que iriam cobrar mas que seria da seguinte forma: quem transmitisse a GFIP sem movimento, por exemplo, e depois informasse uma retificação dizendo que houve movimento iria ser penalizado com multa, ou seja, somente no caso de omissão de dados.

Cintia

Cintia

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 12:55

Boa tarde Pessoal!
Uma empresa aberta no final do mês de Agosto/2014, já está obrigada a enviar a GFIP? Mesmo sem movimento algum?
Obrigada!

RAFAEL IBIAPINO

Rafael Ibiapino

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 13:44

Cintia, já deveria ter sido entregue agora em Setembro, esta pergunta será mais um motivo de milhares de multas, pois em média uma empresa para estar totalmente constituida (todos os orgão) leva em torno de 02 meses, depende de cada caso, e acaba passando, assim milhares de gfip de abertura foram transmitidas apos o prazo, sendo muito caso lembrado somente quando vai requerer a certidão. Por isso que estas multas de GFIP devem ser canceladas, pois de uma forma ou de outra, uma empresa terá uma multa, agora ou no futuro proximo.
Att.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 13:45

Cintia, você sempre tem de enviar uma GFIP do mês de abertura (a mesma data que consta no CNPJ) , que normalmente é uma declaração "sem movimento", em virtude daquela regra de obrigatoriedade da GFIP no 1º mês com ausência de fato gerador (e dispensa nos meses seguintes).

RAFAEL IBIAPINO

Rafael Ibiapino

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 13:52

Acabei de receber um auto de infração de 02/2009, onde o cliente recalculou o FGTS para pagamento, ou seja, a guia não foi paga no prazo legal, e foi recalculada para pagamento na semana seguinte, e agora acabou de receber o auto de infração.

A Receita Federal não tem conhecimento sobre tais procedimentos, se quer esta analisando os casos, ou seja, não sabe o que esta fazendo só quer multar!!!

Att.

CASSANDRA

Cassandra

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 14:20

Eu acabei de assinar o abaixo-assinado "Presidenciáveis Dilma Roussef (PT) e Aécio Neves (PSDB): Solicitamos cancelamento de multas por atraso ou não entrega GFIP cobradas retroativamente de 2009 em valor de R$ 500,00 por competência para empresas com funcionários e R$ 200,00 para as demais." na Change.org.

É importante. Você também quer assinar? Aqui está o link:

www.change.org

Obrigado!

Cassandra

Cintia

Cintia

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 15:03

Pessoal, muito obrigada pelas respostas. Vou correr para enviar essa GFIP e assinar o abaixo assinado! É muito triste isso, além de um absurdo. O nosso colega Rafael Ibiapino disse tudo. A empresa demora para ser constituída e quando finalmente conseguimos, já tem obrigação para entregar. Essa empresa foi constituída no CNPJ em 29/08. Nem bem foi liberado a documentação e no dia 07/09 já tínhamos que enviar a GFIP. É complicado. Agora é torcer para isso acabar logo!

RAFAEL IBIAPINO

Rafael Ibiapino

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 16:12

Sr. Manoel esta empresa estava no Simles e eles fizeram um auto pelo periodo de 2009, com esta competencia (02/2009) e a competencia 13/2009. Eu também acho que esta prescrito por isso que mais do nunca que vou impugnar.
Att.

Página 7 de 105

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.