Sandra Regina Guimarae
Bronze DIVISÃO 5 , Gerente GeralBoa tarde pessoal!!
Por favor, preciso de ajuda. É o seguinte, tenho uma empresa, que por transferência de outro escritório, está comigo desde 08/2012. Esta, possui um funcionário que estava afastado pelo INSS de 06/08/2010 até 10/03/2012. No entanto, o funcionário não retornou ao trabalho, mesmo com a alta, pois entrou com um processo contra o INSS, para a aposentadoria por Incapacidade Laborativa Permanente. E finalmente ganhou a causa, agora está nos recursos. A empresa não nos informou de tal situação e até o registro do funcionário, no Livro de Registro, já estava com a "página dobrada", significando que o funcionário já estava desligado da empresa.
Quais seriam os procedimentos para regularizar esta situação?
O funcionário está solicitando a RAIS 2012, que não consta as informações dele, para poder receber o abono salarial. Não foi lançado em folha, pelo menos desde 08/2012, pois não tínhamos conhecimento deste caso, tanto na parte de folha, como FGTS e INSS? É possível dar o abandono de emprego, mesmo com tanto tempo após a alta? Ele teria direito ao abono salarial, mesmo estando afastado por tanto tempo?
Desde já agradeço!!
Sandra Regina