x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 916

Pagamento de Rescisão

R R Teodoro

R R Teodoro

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 09:55

Bom dia amigos do forúm, estou com uma dúvida não tão complicado e com ajuda dos amigos mais experientes na área poderei receber uma ajuda.
A situação é assim: funcionário cumpriu aviso de 02/01/2013 á 31/01/2014, o pagamento da rescisão deveria ocorrer no primeiro dia útil após o término do aviso que seria no caso dia 03/02/2014 segunda-feira. Visto que o sindicato não funciona sexta nem sábado, a questão é pode ser feito o pagamento em cheque do dia não cruzado na homologação ? Pois a funcionária não tem conta corrente nem poupança.

Desde já agradeço atenção

GUILHERME DA SILVA

Guilherme da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 12:16

Teodoro, bom dia.

A data do aviso não sei se é a correta, mais entendi que o funcionário cumpriu o aviso 02/01/2014 á 31/01/2014 e o pagamento deverá ser feito 03/02/2014. Não á problema de efetuar o pagamento no dia 03/01, mais o pagamento deverá ser feito na Segunda-Feira no sindicato.

O pagamento em cheque esta dispensado.

Atenciosamente,

Guilherme Bruno da Silva

Regra N°1 Fórum Contábil : "Espaço de Discussão pública"

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 15:58

Olá R R ,

Tente fazer uma ordem de pagamento a favor da funcionária. Costumo utilizar este metodo aos empregados que nao possuem conta.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
R R Teodoro

R R Teodoro

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 16:32

Vânia Zaniratto a questão é que a empresa não quer pagar mais taxas com a rescisão da funcionária, eu somente queria confirmar se como o aviso é trabalhado o pagamento deve ocorrer no primeiro dia útil após o término do aviso, como termina na sexta, o pagamento deve ser feito segunda-feira primeiro dia útil correto ?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 16:38

Perfeitamente R R

Veja:

INSTRUÇÃO NORMATIVA SRT No 15, DE 14 DE JULHO DE 2010.

Art. 20. O prazo de trinta dias correspondente ao aviso prévio conta-se a partir do dia seguinte ao da comunicação, que deverá ser formalizada por escrito.

Parágrafo único. No aviso prévio indenizado, quando o prazo previsto no art. 477, § 6o, alínea “b” da CLT recair em dia não útil, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil.

Art. 21. Quando o aviso prévio for cumprido parcialmente, o prazo para pagamento das verbas rescisórias ao empregado será de dez dias contados a partir da dispensa de cumprimento do aviso prévio, salvo se o termo final do aviso ocorrer primeiramente.

Art. 477 CLT

§ 6º O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos:

a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

Att,

Vânia Zaniratto

R R Teodoro

R R Teodoro

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 16:49

a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

Vale para aviso prévio trabalhado também né ? ou somente para contratos por prazo determinado ? ficou a dúvida
Desde já agradeço atenção ! Estou com um pouco de receio e chegar na hora da homologação o fiscal querer cobrar multa por atraso, por isso estou querendo confirmar com alguém mais experiente da área !

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 16:55

Exato, isso vale para aviso trabalhado e/ou término de contrato.
Eu sinceramente costumo orientar os clientes a anteciparem sempre o pagamento, mas a lei te traz garantia conforme mencionado acima.

Att,

Vânia Zaniratto

Guilherme

Guilherme

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 17:00

R R Teodoro,

Na minha empresa costumamos chamar o funcionário no escritório e tirar uma cópia do cheque no qual ele fará uma cartinha ao sindicato, declarando não ter conta corrente e ser a única forma que pode receber!

No dia da homologação, você apresenta a carta e a cópia do cheque assinada pelo funcionário!

De repente pode ser mais uma alternativa para o Sr.!

Se a oportunidade não bate, construa uma porta!
R R Teodoro

R R Teodoro

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 17:01

Vânia Zaniratto eu também sempre oriento a pagar as verbas rescisórias antecipadamente mas como haverá a homologação temos que quitar no sindicato no dia ! Sexta eles não abrem ai por isso nos complicou. Agradeço a sua atenção e obrigado pelas orientações.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 17:11

Olá Guilherme,

A sua opção, pelo menos aqui nos Sindicatos de SP não é aceita. Inclusive existe previsão no oficio de homologação dizendo que não serão aceitos recibos, cópias de cheques, cartas e outros.

Att,

Vânia Zaniratto

Guilherme

Guilherme

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 17:20

Olá Vânia,

É que minha empresa sempre fez assim no Sindfícios (Sindicato dos empregados de edifícios de São Paulo) !

Bom de qualquer forma foi só uma opção, também não custa nada ligar no sindicato e explicar a situação. Pois não será pago com uma cópia de cheque, o pagamento será feito antecipado e somente a apresentação do pagamento com a carta do funcionário concluindo que não tem conta corrente não teria problemas no meu ponto de vista!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 17:25

Perfeito Guilherme, a melhor forma é sempre ligar no Sindicato e pedir orientações de como proceder.

Abraços

Vânia Zaniratto

R R Teodoro

R R Teodoro

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 17:41

Muita das vezes entramos em contato com os Sindicatos, porém sempre quem nos atende são secretárias que não entendem de leis trabalhistas e dizem o que vem a cabeça e depois com o fiscal homologador é que somos pegos por informação dadas erradamente.

Guilherme

Guilherme

há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 17:44

Peça sempre para falar com o setor de homologações, nada e nem ninguém melhor que eles para tirar as dúvidas de pagamentos feitos em homologações!

Concordo também que as secretárias nunca são pessoas competentes para tais informações, mais é sempre bom uma resposta deles.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: