W. Silva
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Amigos, estou responsável pela Contabilidade de um Residencial, o mesmo tem quatro funcionários com carteira assinada... no entanto, em uma assembleia os moradores decidiram optar pelo não recolhimento do INSS patronal e FGTS, essa decisão foi escriturada no livro de ata do residencial e assinada por a maioria dos condôminos. quando assumi a Contabilidade essa situação já estava instalada, sendo assim, fiz uma reunião com o conselho fiscal do residencial e mostrei que tal atitude está cercada de punições inclusive prisão por apropriação indébita. mesmo assim eles mantiveram pelo não recolhimento. visto a situação, elaboro a folha de pagamento e envio por e-mail os holerites e valores de INSS patronal, INSS funcionário e FGTS, porem sem as guias pois eles não tinha certificado Digital e nem querem tirar tal certificado... minha preocupação é que tipo de punição o Contador sofre em relação a está situação? lembrando que tenho copia da ata da reunião, e elaborei um documento no qual condeno e oriento com extrema urgência fazer os recolhimentos e pagamento, transferindo a responsabilidade para o sindico pois foi orientado de forma verbal e escrita.